No último dia 13 a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos), reuniu-se na cidade com representantes da Defensoria Pública do Estado da Bahia; Defensoria Pública da União e Secretaria de Promoção da Igualdade do Governo do Estado da Bahia (SEPROMI). A pauta do encontro foi o combate à discriminação religiosa, ao racismo religioso e à violação de direitos dos povos e comunidades tradicionais de Cachoeira, que vêm passando por conflitos fundiários.
Após a reunião, a comitiva visitou o Terreiro Loba’Nekun, coordenado por Mãe Lúcia. Há denúncias de episódios recorrentes de invasão do território do terreiro, além de ataques e ameaças.
“Este encontro reforça a atuação das instituições como parcerias da comunidade no enfrentamento à violência”, frisou Eliana Gonzaga.
Em seguida, visitaram o Terreiro Icimimó. Pai Duda de Candola relatou mais uma vez os incidentes ocorridos recentemente, como invasões ao local. “Esse é um momento histórico, onde o Poder Executivo volta os olhos para as dificuldades enfrentadas pelos povos tradicionais”, afirmou Pai Duda de Candola.
Eliana Gonzaga reforçou o seu empenho e o de toda a gestão para garantir que as comunidades e o povo de santo tenham os seus direitos garantidos, e que possam preservar e salvaguardar suas tradições e patrimônio.
Defensoria pública em Cachoeira
Na reunião, foi anunciada a instalação da Defensoria Pública do Estado no município. “Esta ação facilitará o acesso das pessoas em situação de vulnerabilidade social à assessoria jurídica e demais serviços”, frisou Eliana Gonzaga.
Estiveram presentes na comitiva os defensores públicos do estado da Bahia Carina Góes; Gilmar Silva; Adriano Pereira; Mariana Rodrigues. Também participaram da reunião a ouvidora Geral da Defensoria Pública Sirlene Assis e a ouvidora adjunta Zenilda Natividade. Já Vladimir Correia participou representando a Defensoria Pública da União. Representando a SEPROMI/BA, estiveram presentes Roberta Nascimento, coordenadora Executiva de Políticas para Comunidades e Povos Tradicionais, e o coordenador Clerisvaldo Paixão; além da liderança e presidente da Associação de Mulheres Quilombolas do Tabuleiro da Vitória, Maria de Totó. Na comitiva da Prefeitura de Cachoeira, estiveram presentes o secretário de Promoção da Igualdade Racial, Nailton dos Santos; o secretário de Relações Institucionais, Cléber Brito; e o assessor Leonardo Marques.
Foto: Secom Pref. de Cachoeira