Uma das mais importantes lideranças políticas locais, o vereador licenciado, Jorge Gonçalves, o “Jorge da Farinha”, retorna ao primeiro escalão da Prefeitura Municipal de Alagoinhas, à frente da Secretaria de Governo (SEGOV). O novo secretário, que já possui mais de 17 anos de vida pública, assinou o termo de posse na noite desta quarta-feira (1º), no Hotel Absolar, em cerimônia comandada pelo prefeito Joaquim Neto.
Além de Jorge da Farinha, o chefe do Executivo Municipal também dividiu a mesa com o vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos (SESEP), Roberto Torres, o presidente da Câmara, José Cleto, a secretária de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), Iraci Gama, e o ex-secretário da SEGOV, André Barros, que deu as boas -vindas e elogiou a escolha do novo gestor. “A vinda de nosso amigo Jorge da Farinha ao governo traz para a gente um novo horizonte, ele possui uma relação muito maior com o legislativo, e isso nos deixa muito mais confortável em passar o bastão, porque sabemos que daqui pra frente [o trabalho] será muito bem tocado”, disse.
Também participaram do evento secretários, vereadores da base do governo municipal e da oposição, a ex-prefeita de Araçás, Maria das Graças Trindade, o suplente do Partido Liberal (PL) Osmário Carneiro, que vai ocupar o cargo do secretário na Câmara Municipal, o político alagoinhense, João Rabelo, familiares e apoiadores de Jorge da Farinha.
Pasta estratégica e central na gestão da cidade, entre as atribuições da SEGOV estão a de dialogar com todas as lideranças políticas, sejam elas apoiadoras do executivo municipal, ou não. É também papel do secretário municipal de Governo intermediar a comunicação entre os demais secretários, fazer a interlocução com a sociedade civil, e acompanhar todos os documentos afetos ao relacionamento com o Poder Legislativo, como as tramitações de Projetos de Lei de autoria do Executivo que poderão ser transformados em leis, convênios, decretos e a publicação destes documentos.
De acordo com o prefeito Joaquim Neto, a notória habilidade para o diálogo e o trânsito entre diferentes campos políticos foram as principais razões para a escolha. Ele agradeceu fortemente ao empenho de André Barros e ressaltou que a experiência do novo secretário vai contribuir para manter a integração do governo e possibilitar uma articulação ainda maior. “Áreas que ele domina muito bem, por conta das boas relações que construiu em cinco mandatos de vereador e durante o período em que esteve à frente da Secretaria Municipal de Relações Institucionais. A alternância é útil para democracia, e o governo precisa muito dessa integração para que Alagoinhas continue se desenvolvendo”, disse Joaquim Neto, que também agradeceu o apoio à nomeação e às presenças dos vereadores da oposição Thor de Ninha, Juci Cardoso e Luciano Almeida.
Foto: Roberto Fonseca- SECOM