O protesto ocorreu por causa da morte de um jovem durante confronto com a Polícia Militar. A avenida Santos Dumont, sentido Salvador, em Lauro de Freitas foi interditada com madeira, pneus, entulho e outros materiais inflamáveis. O fogo alto e a fumaça impediram que os motoristas seguissem e todos ficaram presos no congestionamento por mais de uma hora. Foi preciso a presença de uma equipe do Corpo de Bombeiros para apagar as chamas e liberar a via.
Os familiares da vítima disseram que Lucas Nascimento recebeu 25 tiros quando voltava do trabalho. Segundo testemunhas, equipes da Rondas Especiais (Rondesp) chegaram no bairro atirando. A morte do rapaz foi constatada no Hospital Geral Menandro de Faria. Uma segunda pessoa também teria sido baleada.
O bairro de Itinga, um dos mais violentos de Lauro de Freitas é composto por pessoas simples e trabalhadoras. Em toda a área o comércio é forte com diversas opções: sorveteria; mercados; bancos; feira; açougue e outros. A cidade tem pouco mais de 200 mil habitantes e a maioria dessas pessoas vive em Itinga. São casas grandes e pequenas, numa mistura que dá o toque do bairro.
Foto: Noel Tavares