Estado com força total para combater incêndios florestais

Atualmente 148 bombeiros militares, oito aeronaves modelo Air Tractor do Programa Bahia Sem Fogo, atuando nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Barra e Uibaí, além de brigadistas voluntários que também atuam nos combates.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) continua realizando o combate aos incêndios florestais, observando avanços positivos nas estratégias adotadas pelas equipes no terreno, fortalecida pela parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema),
Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), prefeituras municipais,
voluntários e brigadistas.

No terreno a tecnologia também é utilizada com o emprego de aeronaves, caminhões, drones, aplicativos de geolocalização e mapeamento de pontos de calor.

Luís Eduardo Magalhães – O combate continua na comunidade de Sangueiro. A prioridade é combater o foco para preservar a visibilidade dos motoristas na BR 020 e também para salvaguardar armazéns próximos.

Barreiras – Na Serra do Saco foram identificados três novos focos com combate direto e indireto. Os bombeiros realizaram um total de 2km de aceiros.

Moropará – Na Serra da Ema continua o monitoramento. Em paralelo está sendo feito um trabalho preventivo com orientação e conscientização de moradores próximos às regiões atingidas.

Riachão das Neves – O combate continua no povoado de Castelo Rio Branco de forma direta e indireta com a confecção de aceiros.

Barra – A guarnição realiza o monitoramento do incêndio combatido no para evitar a reignição.

Ibotirama – O combate continua na região do Cercado.

Formosa do Rio Preto – Continua o.combate na região do Ouro. A guarnição realizou ações educativas acerca do risco de queimadas com moradores e líderes comunitário

Macaubas – Em Cantin continua o monitoramento. No povoado de Tancão a guarnição está combatendo o incêndio numa área basta Te íngreme e de mata fechada.

Lençóis – Na região de Tanquino o incêndio está extinto.

Uibaí – Na Eólica de Uibaí a guarnição realiza o combate em três áreas. Nas imediações do Cânion o combate terrestre e aéreo com dois aviões é o monitoramento com um drone. Também foi realizado o rescaldo e aceiros dos pontos em
destaque.

Pilão Arcado – No Lago Grande o incêndio está extinto.

Campo Alegre de Lourdes – Continua o combate no povoado de Baixãozinho com o apoio de brigadistas. Um drone está realizando o monitoramento aéreo e os aceitos estão sendo alargados.

Rio de Pires – Na Serra do Quilombo o incêndio está extinto.

Foto: Ascom CBM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *