A assistência à saúde em Salvador foi reforçada com a inauguração nesta quinta-feira (21) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Matos, localizada no Rio Vermelho. A nova unidade está instalada em um imóvel avaliado em R$ 924 mil cedido pelo Governo do Estado. A parceria entre Estado e Prefeitura, que investiu na reforma do espaço, proporcionará o aumento do atendimento na capital baiana.
O imóvel tem uma área construída de 23.467 m2 e já foi sede do Centro de Referência do Adolescente Isabel Souto (Cradis) e da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). Esta é mais uma iniciativa do Governo do Estado visando a expansão da assistência à Saúde na capital baiana. A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, destaca que a parceria com o município é fundamental para levar mais serviços de saúde para a população de Salvador. “O Sistema Único de Saúde se faz presente aqui, porque essa representação é a atenção primaria e ela é que faz com que a assistência chegue mais perto das pessoas. Quando o Governo do Estado fez a cessão do imóvel foi com a certeza de que as portas estariam abertas para a população e que a assistência chegaria mais perto”, afirmou Tereza.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, explicou que buscava uma local para instalação da unidade de saúde e foi prontamente atendido pelo Governo do Estado quando fez a solicitação de cessão do espaço. “Essa é uma área onde não tínhamos outras opções e logo que fizemos o pedido, fomos contemplados”, disse o prefeito.
Além dessa UBS, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 50 milhões na construção de UBSs nos bairros de IAPI, Itapuã, Pirajá, San Martin, Imbuí e Cajazeiras, além da Maternidade Maria da Conceição de Jesus, na região do Subúrbio. Isso sem contabilizar a construção de novas unidades hospitalares, como o HGE 2, Hospital da Mulher e o Instituto Couto Maia. E ainda este ano está prevista a entrega de duas Policlínicas de Saúde, uma no bairro de Escada, outra em Narandiba.
Foto: ascom – Saúde/GovBa