O fim do ano chegou e muita gente viaja de carro para passar momentos especiais com famíliares e amigos. Mas se nessa programação não estiver a revisão do carro, o sonho pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça ou um senhor pesadelo. E é bom lembrar que a revisão do carro deve ser feita periodicamente e não só quando for viajar ou quando usar o carro por grande período.
O mecânica Ricardo Guimarães, gerente da oficina Ar`autos Service, localizada na Praça Martiniano Maia em Lauro de Freitas, lembra a importância do carro ser levado a cada período para ser avaliado. “A manutenção preventiva serve para evitar a quebra do veículo. Evita, por exemplo, o rompimento da corrêa ou do motor e assim a vida útil do carro é mantida”, afirma.
O mecânico acrescentou que durante o processo de revisão veicular, é possível ver qual a situação da pastilha de freio. Se a peça estiver estragada e não for trocada pode danificar o disco e outras peças do carro. Em alguns veículos, relata Guimarães, a troca da Corrêa ou da corrente de comando deve ser feita a partir dos 50 mil Km rodados. “Se essa peça partir, pode até trancar o motor e empenar o cabeçote”, finaliza.
A revisão veicular deve ser feita a cada 10 mil Km rodados e consiste em troca de óleo, do filtro do condicionador de ar, do filtro de combustível e do filtro de ar do motor. Durante o processo, o sistema de freios e o pneu reserva também são verificados, além do óleo de freio e o nível da água do radiador.
Na Ar`auto Service o cliente conta com os seguintes serviços: alinhamento; balanceamento; troca de óleo; troca de pastilha e de disco freio, troca de velas e cabos; suspensão em geral; lavagem do sistema de arrefecimento e higienização do condicionador de ar.
Foto: Noel Tavares