Mesmo com a diminuição do número de casos da Covid-19, no estado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Santo Amaro de Ipitanga em Lauro de Freitas, permanece de prontidão e com grande procura. Nesta quarta (24), eram na unidade, nove pacientes internados. Destes, apenas dois eram de Covid e foram transferidos para o Hospital Metropolitano. Os outros sete, são pacientes internados por casos diversos. No período de pico da doença, ocorrido nos meses de junho e julho, deste ano, a UPA chegou a registrar 20 internamentos e dentre os pacientes, pessoas de outras cidades, como Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.
De acordo com o coordenador geral da unidade que se tornou referência no tratamento de pessoas com a Covid -19, Gil Jaraguá, o número de atendimentos com relação a doença caiu, mas a unidade continua em ritmo acelerado, pois só nesta terça (23), foram 97 atendimentos em clínica geral. “Aqui atendemos pessoas com dor de cabeça, por exemplo, e também com AVC, Tuberculose e Pneumonia. Os últimos internamentos tratam-se de comorbidades pós-covid-19. A procura também é grande por pessoas em situação de rua trazidas pelo Samu, em busca de atendimento médico e eles recebem toda atenção necessária”, reflete.
A inauguração da UPA Santo Amaro de Ipitanga, em abril de 2020, proporciona o desafogamento de outras unidades no município, aponta Gil Jaraguá. O Coordenador da unidade, lembra ser uma das obras mais importantes da cidade, “pensada e executada pela prefeita Moema Gramacho e pelo vice-prefeito, Dr. Vidigal, então secretário de saúde. Tem gente que ao invés de ir ao hospital particular que fica aqui pertinho, vem para nossa UPA por causa da agilidade e do atendimento”, disse Gil.
Em um ano e sete meses de intenso trabalho, na referida UPA, já foram atendidos cerca de 51 mil pacientes. Nesse mesmo período foram feitos: 23 mil testes de Covid-19; 1.650 internações; 7.030 exames de Raio X; 3.598 exames de laboratório e 900 eletrocardiogramas. A unidade conta com 200 profissionais e dentre eles: assistentes sociais; psicólogos; fisioterapeutas, clínico geral e mais três médicos com atendimento 24h.
A UPA Santo Amaro de Ipitanga é equipada com 03 leitos de UTI, 01 leito de isolamento para pacientes com doenças contagiosas e 08 leitos de enfermaria. E foi justamente na enfermaria que nossa reportagem encontrou, internada, a dentista Sueli Moreno de 62 anos. Há oito dias na unidade, a idosa declara estar sendo muito bem tratada. “Eles são uns anjos. O serviço público de Lauro de Freitas é melhor do que o pago, pois eles são dedicados e trabalhadores”, encerra.
Foto: Noel Tavares
Vaaleu