Programas de melhorias habitacionais e legalização fundiária serão prioridades em 2022

Buscando trocar experiências sobre programas habitacionais para a população em situação de vulnerabilidade social, o prefeito Elinaldo Araújo participou da entrega de títulos de propriedade no município de Diadema, em São Paulo, neste domingo (5/12). Na ocasião, mais mil títulos foram entregues numa parceria do Governo do Estado com a prefeitura local.

“O problema de moradia é uma questão importante no país inteiro, a população mais carente em sua grande parte não consegue uma moradia, e quando consegue não tem a documentação de propriedade do imóvel”, afirmou o prefeito Elinaldo. Na oportunidade, o gestor municipal anunciou que para 2022, investimentos estão garantidos para reforçar o Casa Melhor, programa municipal de melhorias habitacionais, e também para acelerar a entrega de mais títulos de propriedade para a população carente. “Moradia é direito de todo cidadão, sem distinção”, concluiu o prefeito.

No evento, o superintendente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), de São Paulo, Manoel Cavalcanti, reforçou a necessidade do título de posse para os cidadãos em situação de vulnerabilidade. “Esse é um dever social do poder público, e nas grandes cidades esse problema é ainda mais grave. Só uma política pública contínua vai reparar a situação da população”, relatou o superintendente. Já o secretário da Habitação de Diadema, Ronaldo Lacerda, comemorou a entrega de mil títulos para a população. “Nossa cidade cresceu de maneira desordenada, hoje mil famílias vão pra casa com o título de propriedade da sua residência”, concluiu Ronaldo.

Para a gestora da Secretaria da Habitação (Sehab) de Camaçari, Vivian Angelim, 2022 será o ano para executar o que foi planejado em 2021. “Durante o período mais crítico da pandemia, a prioridade da gestão foi a garantia da assistência à população no combate à Covid, hoje já podemos visualizar um horizonte pós-pandemia, e agora vamos executar todos os projetos planejados. Estamos licitando o contrato de melhorias habitacionais para duas mil unidades, já na área de legalização fundiária nosso objetivo é a entrega de mais de mil títulos em 2022”, afirmou a titular da pasta.

Para que os processos de entrega de títulos sejam acelerados, uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) e a Sehab está estabelecida. “A Sedur está trabalhando diariamente com a Sehab para que o cidadão receba seu título de propriedade e tenha todos os benefícios e segurança que a documentação do seu imóvel traz para a população, sobretudo, a mais carente”, concluiu Andréa Montenegro, gestora da Sedur.

 

Foto: Tiago Pacheco

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *