Seduc realiza diálogos sobre os Cadernos Pedagógicos do Campo e Quilombola

Pensar conjuntamente os Cadernos Pedagógicos da Educação do Campo e Quilombola. Com esse objetivo, a Secretaria da Educação (Seduc), reuniu um grupo de trabalho na Escola Fazenda Cajazeiras, formado por professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, e equipes técnica e de assessoramento da pasta, sob coordenação do núcleo da Educação Inclusiva.

Como temas formativos do encontro, foram abordadas narrativas docentes, a escrita profissional e produção autoral, bem como a formação continuada em ambiente de trabalho. Nesse contexto, os cadernos Pedagógicos foram pensados como produto “da” e “para” a prática educacional. O encontro discutiu acerca da estrutura dos Cadernos Pedagógicos à luz do ‘desenho curricular’ proposto, buscando colher sugestões para a etapa de revisão final do trabalho de construção do material.

Hosana Gonçalves, gerente de currículo da Seduc, destaca o aspecto catalisador que tais instrumentos de aprendizagem podem desempenhar na vida de cada estudante. “Esse é um investimento que tem todo o sentido pedagógico na vida dos estudantes, de suas famílias, da comunidade, e na vida da cidade. Eles aprendem sobre o que eles fazem, sobre o que eles vivem e se sentem fortalecidos sobre o que outras pessoas fazem e vivem”, relatou.

Para Fátima Cardoso, responsável pela Coordenação da Educação Inclusiva da Seduc, os Cadernos Pedagógicos constituem-se como experiência significativa para os alunos da rede municipal de ensino. “É uma oportunidade única para os nossos estudantes aprenderem através de objetos de conhecimentos que se relacionam com suas realidades. E trabalhar o contexto local representa uma estratégia pedagógica que agrega na aprendizagem deles”, afirmou.

Márcio Vila Flor, mestre em Educação pela UFBA e integrante da equipe de assessoria no processo de construção coletiva dos Cadernos Pedagógicos, chama a atenção do caráter social formativo dessa experiência. “Esse movimento de fazer cadernos com a rede se distingue de fazer material didático para as redes. São currículos acontecendo, práticas pedagógicas sendo registradas e documentadas, transformando-se em material didático com e para os professores”, salientou.

Os Cadernos Pedagógicos compreendem três fascículos, organizados de modo a refletir a sequência de aprendizagem do educando. O encontro formativo ampliado reuniu cerca de 52 participantes, e ocorreu no dia 9 de dezembro.

Foto: arquivo: PMC

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