Com o aumento de contaminação e ocupação de leitos em UTI, por causa da pandemia de Covid-19, tramita na Câmara Municipal de Salvador um projeto que prevê a exigência de cartão de vacinação para acesso às agências bancárias. A medida visa resguardar a vida dos trabalhadores, assim como a dos clientes e usuários que transitam nos bancos diariamente.
O projeto é de autoria do vereador e presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, que ressalta que a medida é necessária para a retomada plena da economia da cidade. A ação também visa conscientizar os mais de 500 mil de soteropolitanos que não foram vacinados, aumentando os riscos da pandemia, no momento em que o mundo enfrenta novas variantes do vírus.
Somente com a vacinação contra a Covid-19 será possível reprimir o contágio sequencial do vírus. E para quebrar os argumentos que a medida acarretaria em filas e aglomerações nas agências, atualmente existem diversos meios de comprovar a vacinação, como a carteira municipal, o aplicativo ConectaSUS, além do próprio cartão impresso de vacinação das secretarias municipais.
Vale ressaltar que pessoas impossibilitadas de tomarem a vacina precisariam apresentar um comprovante médico alegando o fato. Cabe agora a Prefeitura acatar a solicitação e realizar um estudo de viabilidade técnica da obrigatoriedade de comprovação de vacinação contra a Covid-19 para acesso aos bancos.