Durante o ano de 2021, a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) executou uma série de intervenções nas áreas da mobilidade urbana, em equipamentos de esporte, de convívio social e lazer, manutenção da infraestrutura da cidade, em escolas da rede de ensino, e deu início a novas obras. Mas os trabalhos se estenderam também aos prédios e estruturas públicas do município, como é o caso da obra de ampliação do Cemitério Jardim da Eternidade, no bairro da Gleba H, que resultará na construção de mil unidades de urnas funerárias para pessoas adultas, atualmente com 40% das etapas concluídas.
Dentro do quantitativo total de urnas funerárias, 580 são construídas em quatro blocos e 420 em sete blocos. As intervenções ocorrem em área equivalente a 1.131,48 m² (metros quadrados) inserida na área total do cemitério. No primeiro semestre deste ano, a Seinfra também executou ações de manutenção estrutural com melhorias preventivas, a fim de conservar o equipamento público.
As requalificações acontecem também em bibliotecas do município. É o caso da instalada em Barra do Pojuca, na Rua Filogônio Gomes de Oliveira, que no momento conta com 25% dos serviços efetuados. A estrutura está instalada em uma área com mais de 890 m² e funcionará também como espaço para consolidação de oficinas de artes, música, dança, dentre outras atividades. Outra biblioteca é a comunitária Ler é Preciso Antônio Alves Sobrinho, na Rua da Matriz, em Vila de Abrantes, com 30% da obra executada. Dentre os procedimentos feitos no local estão a revisão de esquadrias e da cobertura e a ampliação do muro.
As benfeitorias continuam com a reforma e revitalização da histórica Estação Ferroviária, no Centro da cidade, que está em fase de acabamentos. As melhorias fazem parte do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari e do Projeto de Requalificação do Centro Histórico de Camaçari. Em breve, a população poderá conhecer o espaço, que será transformado em um museu para poder eternizar as histórias da cidade.
Destinado àqueles que mais precisam, está em andamento a Obra de Urbanização e Assentamentos Precários na Comunidade do Burissatuba, que possui investimentos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). O projeto consiste na construção de um conjunto habitacional com 250 casas, sendo que 12 delas são pulverizadas (no entorno do empreendimento), além da implantação de uma área comum composta por centro comunitário, quiosques, praça e quadra, com a finalidade de proporcionar uma ambiência integrativa, moderna e acolhedora para as famílias da localidade.
Além desses feitos, outros equipamentos públicos passaram por reforma, a exemplo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Barra do Pojuca, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), das secretarias da Fazenda (Sefaz) e do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), e da base comunitária do Phoc, com a revitalização do prédio administrativo, além do Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM), na Prefeitura Avançada da Costa. Também foram realizadas manutenções gerais no Tiro de Guerra (TG) de Camaçari, dentre outras estruturas públicas.
Foto: arquivo/PMC