Governo do Estado entrega primeiras 120 geladeiras a moradores de Itamaraju

O Governo do Estado entrega, nesta quarta-feira (29), 120 geladeiras para famílias atingidas pelas chuvas no município de Itamaraju, no extremo sul do estado. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios, em um investimento superior a R$ 120 mil. Cada refrigerador custa aproximadamente R$ 1.008,00, tem baixo consumo de energia e alta durabilidade. Parte dos 1.500 refrigeradores doados pela Coelba também será entregue nesta quarta (29).

O município de Itamaraju foi um dos mais atingidos pelas chuvas e responde por quase 25% da demanda de geladeiras e outros eletrodomésticos, segundo o cadastro já realizado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

As famílias beneficiadas foram identificadas durante processo de triagem e, desde a semana passada, é feito um trabalho de busca ativa das vítimas dos temporais para a identificação das necessidades e urgências de cada uma delas. A SJDHDS também tem prestado apoio técnico às equipes de assistência social dos municípios.

A distribuição dos eletrodomésticos pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), de acordo com o projeto de lei sancionado pelo governador em 15 de dezembro, tem entre os requisitos a inscrição das famílias no cadastro único de programas do governo federal (CadÚnico); residência no município em estado de calamidade pública; e imóvel atingido pela chuva com perda de eletrodomésticos. A comprovação é feita por órgãos municipais e pela Sudec.

Em Ilhéus, onde permanecerá por tempo indeterminado, o governador Rui Costa concedeu entrevista em rede a veículos de comunicação de todo o estado na manhã desta terça-feira (28). Ele falou sobre a entrega das geladeiras para os municípios do Extremo Sul e pediu o apoio das prefeituras no cadastramento das famílias para recebimento do benefício que será executado dentro do programa Estado Solidário, anunciado na segunda-feira (27).

“Estamos fazendo um apelo e quero aqui renovar. Agora que a água começa a baixar e em toda a cidade que a água já baixou, eu peço a todo prefeito e prefeita que faça, com o máximo de agilidade, o cadastro das pessoas, das ruas e dos locais que foram alagados. É fundamental que tenhamos esse cadastro com nome, CPF, endereço dessas pessoas e data de nascimento para que a gente, de posse desse cadastro, possa tomar as medidas legais de ajuda humanitária. Nós vamos fazer um valor de auxílio financeiro para essas famílias”, declarou Rui.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *