Ofertar oportunidade de recuperação e de recomposição de aprendizagens para estudantes do Ensino Fundamental I, tendo como mote a diversidade pedagógica dos processos de alfabetização. Esse é o objetivo do Projeto Escola de Verão (PEV), que será implementado pela Secretaria da Educação (Seduc) entre 10 e 28 de janeiro, e que na tarde desta terça-feira (4/1) teve encontro mobilizador de pais ou responsáveis de estudantes de 55 escolas das séries iniciais, distribuídas entre sede e costa.
A iniciativa tem como foco a ampliação de habilidades voltadas para as competências de leitura e escrita de 600 estudantes, que cursarão os 4º e 5º anos em 2022. As atividades ludo pedagógicas acontecerão de segunda a quinta-feira, em turmas matutinas, das 8h às 12h ou vespertinas, das 13h às 17h, com oferta garantida de transporte e de vale merenda para todos os participantes.
Hosana Gonçalves, coordenadora de Currículos e Inovação Tecnológica da Seduc e responsável pelo PEV, foi uma das mobilizadoras das famílias que já disseram “sim” à iniciativa da pasta. “Hoje estamos realizando essa ação de diálogo, onde falamos sobre o projeto, explicamos o processo e ouvimos essas famílias. Buscamos adesão e participação máximas nessa ampliação de repertórios no contexto das alfabetizações e aprendizagens, o envolvimento direto de nossos gestores e vice-gestores escolares, bem como o da equipe técnica”, relevou.
A gerente dos anos iniciais (Fundamental I) da Rede Municipal de Ensino de Camaçari, Ezione Oliveira, explicou que a expectativa não é a de concretizar, de modo absoluto, a alfabetização dos estudantes com dificuldade de leitura e/ou escrita. “Esperamos que esses estudantes em 2022 iniciem o ano letivo em uma condição de aprendizagem melhor do que a que eles deixaram em 2021. O que queremos é potencializar para dar uma melhor condição para em 2022, o professor continuar o trabalho em sala de aula”, esclareceu.
Semanalmente, às sextas, a equipe da Seduc sentará para reavaliar e realinhar o planejamento, de acordo com a resposta do corpo estudantil. Serão atividades voltadas para ludicidade, atendendo a dimensões cognitivas, socioemocionais, culturais, ambientais, esportivas, desenvolvidas de modo 100% presencial, onde o aluno não receberá tarefa de casa. “Não é um projeto pronto. Ele está sendo criado, e em muito pouco tempo entre criação e execução. As coisas vão se construindo no processo”, explicou o diretor da Escola Municipal Luiz Pereira Costa, Eduardo Dantas, uma das escolas que sediaram a reunião nesta terça.
A mãe Lucilene do Nascimento, responsável por Ismael e Williams, alunos do 3º e 4º anos na Luiz Pereira, sente-se contemplada com a iniciativa. “Em relação ao projeto eu acho excelente, porque foi muito tempo em casa e foi muito dificultoso para eles. Eu trabalhava e deixava os meninos em casa, que não tinham como acompanhar as aulas. Eles precisavam de ajuda e eu não tinha quem ajudasse eles. Então esse projeto vai ajudar muito”, reconheceu.
Ana Claudia Fernandes, mãe de David, também presente no encontro mobilizador na Luiz Pereira, afirmou que de fato seu filho tem dificuldade na leitura, e que uma intervenção especializada tem mais capacidade de ajudá-lo na superação dessa limitação atual. “Como mãe eu não tenho paciência, quando explico algo pra ele e no momento seguinte eu pergunto e ele já não sabe responder, eu já falo alto e a diretora já me explicou que isso não ajuda, mas só atrapalha”, relatou.
Instituições educacionais que participaram de encontros mobilizadores do PEV nesta terça-feira:
Centro Educacional Yolanda Pires
Centro Educacional Hidelbrando Lima Filho
Centro Educacional Marcus Ivo Bonna
Centro Educacional Monteiro Lobato
Centro Educacional Senhor dos Passos
Centro Educacional do Gravatá
Centro Educacional Reitor Edgard Santos
Centro Educacional Paulo Freire
Centro Educacional Barra do Pojuca
Centro Educacional Tancredo Neves
Creche Santa Maria
Creche Sonia Regina de Souza
Escola Municipal Zumbi dos Palmares
Escola Municipal Conceição de Maria
Escola Municipal Santo Antônio do Machadinho
Escola Municipal Professora Ilda Leal Ulm Da Silva (CAIC)
Escola Municipal Professora Edelzuita Barreto Bahia,
Escola Municipal Alberto Ferreira Brandao
Escola Engenheiro Ruy Bacelar
Escola Jardim Santo Antônio
Escola Municipal Clube de Mães
Escola Municipal Rural Boa União
Escola Municipal Silvio Pereira Franco
Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo
Escola Municipal Maclina Maria da Gloria
Escola Municipal Fonte da Caixa
Escola Municipal Barra do Jacuípe
Escola Municipal Amelita Rodrigues
Escola Municipal Aloisio de Oliveira
Escola Municipal Professora Marcelina Bispo da Silva
Escola Municipal Boa Esperança
Escola Municipal Luiz Pereira Costa
Escola Municipal Angiolina Teixeira de Souza
Escola Municipal Normal de Camaçari
Escola Municipal do Natal
Escola Municipal Professora Maria José de Mattos da Conceição
Escola Municipal Manoel Mercês
Escola Municipal Padre Paulo Maria Tonucci
Escola Municipal Anísio Teixeira
Escola Municipal Parque Verde
Escola Municipal Professor José Alan Ribeiro Paz
Escola Municipal Experimental Professora Marina Tavares Cardoso
Escola Municipal Joana Angélica
Escola Municipal Parque Florestal
Escola Municipal Neuza Menezes Barreto
Escola Municipal Fazenda Cajazeiras
Escola Municipal Rosalina Costa de Paula
Escola Municipal Terra Maior
Escola Municipal Thomaz Camilo
Escola Municipal Giltonia Pereira de Souza
Escola Municipal Açu da Capivara
Escola Municipal Coqueiro de Arembepe
Escola Municipal José Marques Teixeira
Escola Municipal Ambiental
Escola Municipal Santa Luzia
Foto: Tiago Pacheco/Jean Victor