O sudoeste baiano ganha um reforço na área da saúde nesta sexta-feira (18), com a abertura de 128 novos leitos. O Governo do Estado investiu 29,5 milhões no Novo Hospital Afrânio Peixoto e em mais 48 leitos e uma Sala de Politrauma no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Em visita ao município, às 9h, o governador Rui Costa entrega a reforma e a ampliação das duas unidades, que compõem a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
Com 80 leitos, o Novo Afrânio Peixoto ofertará serviços de cirurgia, internamento, ambulatório e apoio diagnóstico e terapêutico. O Serviço de Cirurgia será destinado aos pacientes que necessitem realizar procedimentos cirúrgicos em regime de primeiro e/ou segundo tempo, das subespecialidades de traumato-ortopedia, cirurgia geral, urologia e cirurgia vascular. O internamento será para pré e pós-operatório, em acordo ao perfil cirúrgico da unidade.
O Novo Afrânio Peixoto será destinado, inicialmente, para realização de mutirão de cirurgias eletivas, por um período de três meses, considerando a alta demanda na região e o represamento desse tipo de atendimento em virtude da pandemia por covid-19. O acesso dos pacientes ocorrerá a partir do Sistema Lista Única do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista.
Ampliação do HGVC
Referência para o sudoeste baiano, o HGVC passou a contar com mais 48 leitos de enfermaria cirúrgica, que inicialmente serão destinados para atender cirurgias e procedimentos vasculares. Ao longo do tempo, os leitos atenderão também às especialidades de cirurgia geral, oncologia e neurocirurgia. O hospital ganhou ainda uma Sala de Politrauma, com capacidade para atendimento de até seis pacientes politraumatizados ao mesmo tempo.
Feira Cidadã
Também em Vitória da Conquista, a partir desta sexta-feira (18), mais de 7 mil consultas médicas, exames e procedimentos odontológicos serão ofertados na Feira Cidadã. Promovida pela Sesab, a ação fica disponível das 8h às 17h, em uma estrutura montada no estacionamento da Companhia da Polícia Militar, ao lado do antigo aeroporto.
A programação inclui ainda serviços de cidadania, a exemplo de inscrição no CPF, emissão de carteira de identidade e de antecedentes criminais. Para ter acesso à feira e aos serviços, o cidadão deverá usar máscara e apresentar RG, cartão do SUS, comprovante de residência e comprovante de vacinação com as doses em dia.
Vitória da Conquista é a terceira cidade a receber a Feira Cidadã em 2022. No dia 4 de março, os serviços beneficiaram a população de Seabra. Já entre os dias 11 e 14, a Feira Cidadã prestou atendimento ao público feminino em Salvador, no Largo de Roma. A próxima cidade contemplada com a feira é Jequié, na segunda-feira (21).
Mais ações
Na agenda desta sexta-feira (18), o governador vai entregar também a segunda etapa da ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Vitória da Conquista, Belo Campo e Tremedal e autorizar o processo licitatório para a terceira etapa da obra. Rui entregará ainda 51 títulos de terra e vai anunciar a licitação para pavimentação em CBUQ da BR-415, no trecho do anel viário leste de Vitória da Conquista – Barra do Choça.
Foto: Noel Tavares