Investindo cada vez mais em conhecimento e na valorização dos agentes da Guarda Municipal de Alagoinhas, a Prefeitura, por meio de um convênio firmado com a GCM Salvador, deu início, nesta segunda-feira (28), ao curso de formação norteado pela Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
A capacitação, que acontece no Centro de Cultura, tem carga horária em torno de 600 horas durante três meses, distribuídas em duas etapas. Realizada por meio de videoconferências com instrutores da GCM Salvador, esta primeira fase é teórica, com conteúdos que vão aprimorar os conhecimentos dos agentes sobre questões como legislação especifica, aspectos jurídicos, e técnicas e procedimentos operacionais. Já na segunda fase do curso, a Guarda Municipal de Alagoinhas terá aulas práticas ,que incluem formação em armamento e tiro.
Agente da Guarda Municipal há 16 anos, e integrante do Agrupamento Patrimonial, Mariane Pereira Bina destacou a iniciativa como de grande importância para o seu crescimento profissional. “A Guarda Municipal de Alagoinhas foi criada por lei em 2009, e esperamos essa formação desde 2014, quando foi instituída a Matriz Curricular para todos os grupamentos do país. Então, sem dúvida, é um grande marco para a cidade e indica a valorização da GCM pela gestão municipal”, comemorou Mariane.
“ Hoje iniciamos um importante capítulo da história da Guarda Municipal de Alagoinhas, que é o aperfeiçoamento, dentro do padrão nacional, dos nossos agentes, pela melhoria da qualidade do serviço ofertado à população, o maior patrimônio de um município”, afirmou Lula Prata, titular da Secretaria Municipal de Administração, pasta à qual a Guarda Municipal está vinculada.
Foto: divulgação/PMA