Salvador: passageiros sofrem com linhas de ônibus da Lapa

Um sufoco. Essa é a situação que suportam os passageiros da linha 0140 (Lapa-Rio Vermelho) e 0140-01 (Lapa-Federação-HGE) todos os dias porque, além de enfrentar filas enormes, os ônibus só saem lotados e o calor é outro impulsionador para tornar a viagem desgastante e horrível. Como se não bastasse, vários colégios estão situados na região do itinerário e a presença de estudantes é uma constante: ônibus cheios, falta ventilação e o grande número de passageiros apertados causam desgaste.

De acordo com usuários do sistema, a demora dos motoristas em colocar o carro no ponto agrava a situação. A estudante Élida de Arruda disse que se houvesse consciência dos rodoviários, as filas não seriam tão longas. “Aqui o motorista coloca o ônibus no ponto, na hora em que ele deveria sair com os passageiros. E como ele só encosta o ônibus na hora de sair, atrasa tudo e nos atrapalha porque o embarque leva até 10 minutos: é muita gente”, reflete a jovem.

A estudante Letícia Dádiva pega esse ônibus, de segunda à sexta, para ir ao estágio na Federação e não entende porque em determinados horários como início de tarde, parece faltar ônibus. A jovem, se assusta com as longas filas na Estação da Lapa. “Dependendo da hora, é até legal pegar essa linha porque tem vários ônibus, mas no início da tarde fica ruim e piorou depois que as aulas da UFBA voltaram, a empresa não se preocupou em aumentar o número de ônibus em horários específicos”, completa.

O caus dessas linhas também ocorre pela manhã. “Das 6h às 9h30, é quase impossível viajar tranquilo nesses ônibus”, disse o autônomo Fabio Oliveira que embarca, todos os dias, na Lapa e desce perto do cemitério do Campo Santo. Outra constante, são os congestionamentos no Vale da Muriçoca. No local, são muitos carros estacionados nos passeios e ao longo na pista, além da carga e descarga feitas pelos mercadinhos do bairro, causam o problema. E isso atrasa a viagem de quem vai para o HGE, via Federação. Até o fechamento dessa matéria, Semob não informou quantos ônibus operam na linha 0140 (Lapa-Rio Vermelho) e (0140-01) Lapa-Federação-HGE e se existe a possibilidade de aumentar o numero de ônibus nessas linhas.

Foto: Noel Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *