Neste sábado (30), das 8h às 12h, a Clivet, UNIFACS realiza uma ação alertando para a necessidade do diagnóstico precoce de FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) e FeLV (Vírus da Leucemia Felina). Interessados devem agendar uma triagem pelo telefone/WhatsApp (71) 3203-2649.
FIV e FeLV são doenças infecciosas virais que atingem os felinos. Ambas as doenças atuam sobre o sistema imunológico dos animais, enfraquecendo o organismo e deixando-o mais suscetível a contrair outras doenças. Enquanto a FIV é comparada à AIDS em humanos, a FeLV é associada à Leucemia, pelos sintomas que apresentam.
De acordo com a médica veterinária Simone Freitas, coordenadora da Clivet UNIFACS, a principal forma de transmissão do FIV é por inoculação do vírus presente na saliva ou sangue através de ferimentos causados por mordidas e lutas, sendo mais comuns em gatos de vida livre e não castrados. Os sinais da infecção FIV que podem ser percebidos pelos tutores na fase aguda da doença são: febre, letargia e perda de peso.
Já no caso da FeLV, o vírus é eliminado através de fluidos corporais e os sinais mais comuns estão associados a imunossupressão que predispõe a infecções secundárias, além de anemia e linfoma.
“Em ambos os casos, o diagnóstico pode só acontecer meses ou mesmo anos depois do contágio e o animal permanecer como fonte de infecção para outros gatos. Por isso é importante levar o pet para consultas periódicas com o médico veterinário”, afirma a especialista.
Foto: Noel Tavares