Reunião entre a Defesa Civil de Salvador e o Corpo de Bombeiros alinhou os detalhes para a realização de curso de formação de brigada de incêndio do Centro Histórico de Salvador, previsto no Plano de Contingência do Centro Histórico de Salvador, em fase de conclusão pela Codesal.
O treinamento, que será restrito a um público específico, visa capacitar os brigadistas a combaterem o princípio de incêndio, utilizando corretamente os extintores, além das técnicas de primeiros socorros.
O Plano de Contingência tem o objetivo de ampliar a segurança da região e envolver a comunidade na prevenção de incêndios e desabamentos, evitando situações como a ocorrida em novembro de 2017, quando um incêndio atingiu o casarão onde funcionava a Saladearte Cine XIV, no Pelourinho, e os Bombeiros tiveram dificuldade de combater o fogo.
“Essa foi a forma com a qual a Codesal buscou se antecipar a possíveis problemas, colocando o sitio arquitetônico em situação de mais segurança, e levando garantias para esse espaço que é tão respeitado pela memória e história dos baianos”, destacou a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais.
Participaram da reunião o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos Gabriela Morais, a subcoordenadora de Áreas de Risco, Rita Moraes, o comandante do CBM da capital, Cel. Aloísio Mascarenhas, o subcomandante da capital, tenente-corenel Jadilson Lopes das Mercês, major Lutiane Mattos, e major Jamile Campos.
Foto: Ascom/Codesal