O radialista e jornalista Noel Tavares e o Líder Comunitário e radialista Sulivan Santos serão contemplados
Cerca de 100 pessoas serão premiadas nesta quinta (5), às 14h, na Assembleia Legislativa da Bahia – Alba, durante a entrega do 4º Prêmio Líder Comunitário da Bahia 2022. A data marca o Dia Nacional do Líder Comunitário. As homenagens vão contemplar aqueles que desenvolvem ações nas comunidades e serão estendidas a pessoas de diversos setores da sociedade como da área de saneamento básico, saúde, comunicação, administração municipal e estadual.
A data é comemorada na Bahia através de lei de autoria da deputada estadual Fabiola Mansur (PSB). A parlamentar entende que “os líderes comunitários são os agentes públicos mais próximos da realidade da cidade. Um importante ator social, essencial para a população, como “Porta-Voz do Povo”. O líder é aquele cidadão que, no dever da cidadania, traz para si a responsabilidade de defender os interesses da sua comunidade, tal qual um gestor, sendo imprescindível para efetivação de políticas públicas de combate à desigualdade social e à pobreza”, revela.
O Líder Comunitário tem papel fundamental para o desenvolvimento das comunidades e, hoje, a data consta no calendário oficial do estado através de lei. “Seu trabalho possui relevância para o alinhamento entre os anseios da população e ação do poder público. E foi por entender e valorizar essa atuação dos agentes sociais que apresentamos, em 2017, um projeto que originou a Lei Nº 14.332, instituindo a data 5 de maio como o Dia Estadual do Líder Comunitário na Bahia”, completa a deputada Fabiola Mansur.
Já o deputado federal Bacelar (PV) disse que “os líderes comunitários prestam serviços extremamente relevantes para população e para democracia brasileira. Os verdadeiros agentes públicos merecem nosso respeito e homenagem no dia de hoje. São eles que ajudam a representar as preocupações e vontades da população perante os poderes e sugerem as ações que podem solucionar ou melhorar aspectos da vida coletiva. Estão sempre a par das necessidades reais da comunidade que representam, ouvindo a todos de modo igualitário porque a responsabilidade e o amor pelo serviço são a base para o trabalho de um líder comunitário. Um trabalho que, realmente, faz a diferença para muita gente. Parabéns para todos que atenderam a este chamado que é ser líder comunitário”.
Nossa reportagem apurou que um dos contemplados com a premiação é o Líder Comunitário e Radialista, Sulivan Santos, com atuação forte no Lobato e cidade baixa. Ao longo dos seus 22 anos de trabalho comunitário, ele lembra que “está no sangue promover melhorias para o povo e a premiação na Alba, vem como estímulo para continuar trabalhando”, disse. Nossa reportagem soube ainda que Rafael Lopes, presidente da Associação Desportiva e Cultural Luís Gama, também será contemplado. “Fico muito feliz e me sinto fortalecido para continuar fazendo o trabalho porque quem não vive para servi, não serve para viver”, reflete o jovem. No Largo do Tanque, Rafael promove competições esportivas. No bairro Uruguai, os trabalhos são feitos numa escolinha de futebol e com a banda de percussão Oficina de Música.
O radialista e jornalista Noel Tavares, da Rádio Sociedade da Bahia e do site www.anoticiaemtempo.com.br também será homenageado. Com atuação no programa “Seu Caminho”, das 18h às 19h, de segunda à sexta, o profissional de imprensa contribui com o cotidiano das pessoas informando o trânsito em tempo real e passando informações na área da cultura, infraestrutura, mobilidade e outras. “Essa premiação vai completar a minha galeria de troféus e me impulsionar a continuar trabalhando, visando o melhor para nossa sociedade. Minha caminhada apoiando o esporte amador e promovendo o social para muitas comunidades, nunca vai parar”, afirma Tavares.
Dentre os homenageados, na lista, consta ainda os nomes de: Adelmo Itaparica, diretor da empresa IGH; Geraldo Junior, presidente da Câmara de Vereadores de Salvador; Jerônimo Rodrigues, pré-candidato ao governador do estado; Ana Paula Matos, vice prefeita de Salvador; André Maracajá, subprefeito da cidade baixa; Paulo Sergio Muzenza da Liberdade; André Araújo de Paripe; Carlinhos Babá do Alto da Teresinha e Rio Sena; Álisson Sacramento de Mirantes de Periperi; Daniele da Silva Nogueira, coordenadora do Cras do Lobato; Joílson Bispo, árbitro de futebol do Lobato; Jocivania Lessa de Carvalho, engenheira da Embasa e outros.
Foto: Noel Tavares