Um simulado de acidente com vítima envolvendo produtos perigosos foi parte da atividade de conclusão do Curso de Primeira Resposta em Ocorrências com Produtos Perigosos (CPRPP), realizado no 9º Grupamento de Bombeiros Militar (9º GBM/Juazeiro). Durante a atividade os 24 discentes colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula sobre as principais tomadas de decisões em acidentes com produtos perigosos, como o resgate e descontaminação das vítimas e os cuidados com o meio ambiente.
“Eles realizaram ações defensivas, fazendo confinamento de vazamento de produtos perigosos e montaram o sistema de gestão de incidentes. O objetivo do curso é dotar os participantes de noções de identificação qualificada de produtos perigosos, aspectos de toxicologia e química básica, a utilização de ferramentas e acessórios, além de equipamentos de proteção individual e química”, explicou o major BM Allan Guanais.
Dividido em teoria e prática, o curso levou aos discentes conhecimentos e técnicas para realizarem identificação e classificação dos produtos perigosos, características físico-químicas, ações de salvamento e descontaminação e cuidados com o meio ambiente. O CPRPP possui carga horária de 60h/a. Além dos bombeiros, também participaram do curso policiais militares e rodoviários federais, membros das defesas civis e guardas municipais.
Foto: Ascom/CBM