Reunindo alunos do 8º e 9º anos da Rede Pública Municipal de Ensino, o Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) lançou o projeto Adolescente do Futuro. O evento aconteceu durante a tarde desta terça-feira (5/7), no Horto Florestal Linaldo da Silva.
Neurilene Martins, titular da Secretaria da Educação (Seduc), destacou a importância do protagonismo do jovem na formação. “Reimaginar a educação precisa ser com eles, com as reflexões que eles fazem, com os sonhos que eles fazem. É preciso uma política educacional que tire esses adolescentes do risco das drogas, da violência, e isso só vai ocorrer se eles puderem ser os protagonistas”, reconheceu.
O subsecretário Oziel Araújo, da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), destacou o compromisso da gestão em criar alternativas promissoras para a juventude. “É muito importante ter o governo municipal cada vez mais abraçando, através de suas ações, a formação, a inicialização dos adolescentes através de uma capacitação. A gente sabe o quanto, muitas vezes, a ausência de oportunidades tem levado os jovens para a marginalidade, a criminalidade, até alcançar o contato com as drogas”, observou.
Janete Ferreira, articuladora da 7ª edição do PPAC, destacou o apoio e sensibilidade do chefe do Executivo Municipal, sinalizando desdobramentos do projeto Adolescente do Futuro. “O prefeito Elinaldo que tem sido sensível com todas as questões voltadas para a criança e para o adolescente. Hoje é um momento histórico para nós, e o projeto começou desde março. A partir de 19 de julho estamos efetivando com a formação e vai até novembro, culminando com o Fórum do Adolescente, e que então, teremos o comitê permanente do adolescente em nossa cidade”, revelou.
Os estudantes do 9º ano da Escola Municipal Edivaldo Machado Boaventura foram os primeiros a chegar ao evento. Milena Cerqueira e Kauê Pietro Guimarães manifestaram suas impressões acerca da formação. Para Milena, a experiência chega num momento propício. “É muito importante, porque é uma abertura de oportunidade para todos os jovens, os adolescentes, e eu acho muito gratificante ter sido convidada para estar aqui hoje”, declarou. Kauê, por sua vez, admitiu certo nervosismo. “Estou com uma expectativa muito alta, porque é algo novo. A gente tá aqui pra conectar com outros alunos, outras pessoas, e com assuntos que a gente não vê na escola”, problematizou.
O Projeto Adolescente do Futuro compreende uma agenda formativa dedicada a jovens estudantes de Camaçari. Os encontros acontecerão entre julho e novembro de 2022, nos quais cinco temáticas serão trabalhadas: Economia Criativa, Inovação e Tecnologia, Formação para o Mundo do Trabalho, Empreendedorismo Jovem e, por fim, Educação, Saúde e Assistência Social. Dentre as atividades, estão previstas visitas aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. A mobilização tem como ápice, a realização do Fórum do Adolescente, em 30 de novembro, na Cidade do Saber.
No primeiro semestre, o projeto Oficina nas Escolas passou por 13 unidades de ensino do município, que tiveram seus alunos sensibilizados para integrar a formação. Durante o segundo semestre, outras 18 serão contempladas pelo projeto do GTC, para, em março de 2023, replicar a formação do projeto Adolescente do Futuro junto a um novo grupo de estudantes.
Foto: Josué Silva