A Secretaria da Mulher (Semu), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Camaçari, oferece gratuitamente vagas para os cursos do Programa Mulheres Mil – Beleza Cidadã, são eles: Manicure e Pedicure e Massoterapia. Realizados de forma presencial e com início previsto para agosto, a iniciativa é voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade social e destina 5% das oportunidades às pessoas com deficiência.
As inscrições podem ser realizadas no dia 19 de Julho, das 8h às 16h, na sede da Semu, localizada na Rua Goiás, n.º 79, Edifício Abrantes, Centro. As interessadas devem comparecer munidas de originais e cópias do RG e CPF; comprovante de residência de Camaçari; comprovante de Escolaridade; e documentação que comprove a inscrição no CadÚnico.
Os cursos são ofertados para mulheres (ou possuir identidade social) com idade mínima de 18 anos, que devem estar cadastradas no CadÚnico (ou filhos cadastrados em creches e/ou escolas públicas). É necessário ainda ter escolaridade mínima correspondente a cada curso, sendo necessário para o de Manicure e Pedicure, o Ensino Fundamental I completo (1º ao 5º ano), e para o de Massoterapia, Ensino Fundamental II completo (6º ao 9º ano).
O Programa Nacional Mulheres Mil visa a formação profissional e tecnológica articulada com elevação de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, possibilitando aos participantes o acesso à qualificação profissional, valorizando os saberes individuais e coletivos, e incentivando a inserção dessa mulher no mercado de trabalho.
“A autonomia profissional e econômica é um fator determinante na vida de uma mulher, principalmente quando ela se encontra numa situação difícil e decide permanecer nela em função da dificuldade financeira em que vive. Esse é o perfil de muitas mulheres que recebemos na Semu, e o Programa Mulheres Mil oferece a essa mulher a oportunidade de se capacitar e buscar a liberdade nas suas escolhas e decisões”, afirmou a titular da pasta, Fafá de Senhorinho.
Foto: divulgação