O 1° Curso de Salvamento com Moto Aquática (CSAMA) entra na última semana. A etapa final acontece na região de Ilhéus, atendida pelo 5° GBM de Ilhéus. 18 militares, sendo 12 do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), dois da Polícia Militar da Bahia (PMBA) dois do Exército Brasileiro e dois da Força Aérea Brasileira estão participando da instrução. A principal proposta do curso é a utilização da moto aquática de forma técnica e ágil.
“A utilização da moto aquática de forma correta facilita significativamente o resgate de vítimas de afogamento. Em ambientes como praias, rios ou em águas represadas. A capacitação nos proporciona elevar a cada dia a qualidade do nosso atendimento, com profissionais capacitados e seguindo os protocolos internacionais de segurança”, explicou o major BM Luciano Alves, coordenador do curso.
Para o tenente-coronel BM Gabriel Penna, comandante do 5° GBM, receber a etapa final do CSAMA é muito bom. “Atendemos algumas cidades com um vasto litoral, e os participantes do curso vão poder treinar nos mais variados cenários, o que os deixa ainda mais bem capacitados”, ressaltou o oficial. O curso que tem a duração de 15 dias e carga horária de 120 h/a une teoria e prática. A conclusão da capacitação acontece nesta sexta-feira (29), às 10h, na sede do 5° GBM.
Foto: Ascom/CBM