Na manhã desta quarta-feira (10/8), 21 agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari receberam da Polícia Rodoviária Federal (PRF) o certificado do curso de Capacitação em Palestras Educativas, como parte das ações da campanha Maio Amarelo. A entrega ocorreu no auditório da Secretaria de Governo (Segov).
Com a capacitação, que aconteceu nos dias 20 e 21 de maio, na sede da PRF, em Salvador, os agentes ficaram aptos a ministrarem palestras em escolas e em todos os setores da sociedade, já que aprenderam técnicas de oratória; foram instruídos sobre como assegurar a integração e concentração da plateia; e passaram por aulas práticas em escolas e empresas.
Para o agente de trânsito Rafael Ferreira, o curso teve uma importância única, e foi muito gratificante por conta do aprendizado junto a PRF, e a prática nas escolas. “Eu particularmente trabalhei na escola Joana Angélica, onde crianças com autismo, que a gente não sabia que estavam incluídas nas salas, conseguiram interagir durante as palestras. Eu fiquei feliz e os professores também”, ressaltou.
De acordo com o inspetor da PRF, Jeferson Almeida, o órgão procura estar sempre próximo de outras instituições ligadas ao trânsito, e salientou que o curso ministrado em Camaçari foi um excelente investimento, já que os agentes gostaram e o objetivo tem sido alcançado.
Quem também participou do evento foi o diretor-superintendente da STT, coronel Alfredo Castro, que reforçou a importância desse curso para os agentes, no que diz respeito à autoestima, e também colocando a educação no trânsito como um dos focos do setor. “Nós temos que educar as nossas crianças em relação ao trânsito, porque as crianças educam os pais. Além disso, tiramos a imagem de que somos um agente repressor, e sim um agente educador, um agente que promove as condições favoráveis à segurança do trânsito”.
Na ocasião, também foi firmado um convênio de cooperação técnica entre a STT e a PRF para mais capacitações dos servidores, principalmente em relação à educação no trânsito.
Foto: Jean Victor/Ascom/PMC