Mesmo com números negativos sobre as vendas do comércio a nível nacional, na Bahia a expectativa é de fechamento de grandes negócios. Uma pesquisa da Fecomércio aponta que o índice de Confiança do Empresário do Comércio cresceu 0,9% em julho. Em junho, eram 117 pontos e saltou para os atuais 118,1 pontos. Os dados apontam ainda que essa é a terceira alta consecutiva e o patamar sendo o mais alto desde março de 2020. Comparando pelo período de um ano, o crescimento foi de 24,2%, pois em julho do ano passado o indicador estava nos 95,1 pontos. Os economistas acreditam que diversos fatores influenciaram para esse avanço e dentre eles: a melhora do emprego e a disponibilização do Auxílio brasil.
O mês de agosto tem perspectiva de incremento da economia por causa do Dias dos Pais, momento em que muita gente sai as compras em busca de presente. Mas, essa realidade pode não atingir todo o setor. Um dos ramos que movimentam todos os dias a economia do estado é o de mercado e mercearia, e principalmente os localizados nos bairros. Diante de tantas dificuldades para adquirir preços cômodos para não refletir no bolso do consumidor, esses pequenos comerciantes fazem malabarismo em busca de comprar bem, para vender bem.
Localizado na Quadra D, na Fazenda Grande III, em Cajazeiras, o Mercado Zanata oferece todos os dias produtos de qualidade, mas para manter os preços é preciso muita correria. “Tem dia que vou para a rua diversas vezes para conseguir preços acessíveis para meus clientes. Vou no Ceasa duas ou três vezes por semana em busca de hortifruti de qualidade e preço bom”, reflete Zanata Oliveira, dono do mercado.
A Saga diária de Zanata é a negociação com representantes e vendedores. Nas prateleiras de seu mercado produtos diversos como feijão, arroz, macarrão, farinha, manteiga, margarina, frutas, verduras, peixe, charque e outras carnes salgadas, além de frios e pão quentinho, pela manhã e no início da noite. “Ser comerciante hoje é muito complicado porque tá tudo caro. Saímos cedo de casa para adquirir mercadorias. Temos que negociar preços para não assustar os nossos clientes”, encerra Zanata Oliveira. A loja diversificada também trabalha com alimentos para cães e gatos e vende ainda cerveja de diversas marcas, refrigerantes e sucos.
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