As alterações motoras chegaram devagar, inicialmente vieram os desequilíbrios, seguido das dores nas penas. Desde então o soldado bombeiro militar Lucas iniciou consultas com vários especialistas exames normais, e os sintomas aumentando. Ele lembrou do pai, que teve sintomas parecidos e sem diagnóstico os problemas aumentaram e ele não resistiu. Lucas então fez um teste genético, e com ele veio o diagnóstico, a doença de machado Joseph, uma condição degenerativa que afeta principalmente as funções motoras, mas também compromete a fala, deglutição, causa visão dupla entre outros sintomas.
Lucas já sente as dores nas pernas alguma dificuldade com o equilíbrio, e a fala está começando a ser comprometida. Para o tratamento promissor, realizado apenas nos Estados Unidos, o soldado precisa de um valor inicial de 270 mil reais, foi então que ele iniciou uma vakinha, para conseguir o valor e seguir em busca da cura, ou ao menos, na regressão da doença, que atinge as funções principais para seguir também trabalhando. O tratamento tem como base de indução de proteínas, regenera ou elimina as proteínas afetadas no cérebro resultando na regeneração das funções afetadas.
Lotado no 19º GBM, em Alagoinhas, o soldado BM Lucas Almeida atua no Setor de Análises Técnicas (SAT), onde realiza vistorias e analisa projetos.
Foto: Ascom/CBM