Moradores de Camaçari, em Vila de Abrantes – e localidades vizinhas compareceram, neste sábado (20/8), à Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade, para aproveitar os serviços disponibilizados pela segunda edição do Sesau Fila Zero Itinerante, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria da Saúde (Sesau), que incluem avaliações e exames pré-operatórios, bem como exames e consultas especializadas. Os trabalhos seguem até domingo (21/8), sempre das 7h às 16h.
O titular da pasta, Elias Natan, destacou que o formato itinerante do programa facilita o acesso das pessoas que têm dificuldades de se deslocarem para a sede, onde funciona a unidade fixa, e comentou que, “os esforços do governo para esta ação são enormes, haja vista, toda a mobilização, que envolve cerca de 100 pessoas, entre servidores e colaboradores, incluindo motoristas que pegam as pessoas nas áreas mais remotas; além dos recursos humanos, também temos todo aparato tecnológico necessário”. Natan ainda comentou que, “o investimento é muito grande, mas ficamos satisfeitos com os resultados, principalmente pela alegria que se percebe por parte dos usuários”.
Na primeira edição, em Monte Gordo, que aconteceu há 15 dias, foram realizados 5.134 atendimentos. A responsável pela Diretoria de Controle e Regulação do SUS em Camaçari, Elba Brito, falou que a expectativa é atender cerca de 4 mil pessoas, que moram na zona distrital de Vila de Abrantes, incluindo Catu de Abrantes, Buris de Abrantes, Fonte da Caixa, Cajazeiras de Abrantes e Machadinho. Elba esclareceu que, “esses pacientes foram previamente agendados e convocados por ligação e mensagem de WhatsApp. Aqueles que não receberam ligação ou mensagem, podem comparecer ao local para verificar se estão entre os convocados”. Estima-se realizar, entre agendamentos e realização de procedimentos, cerca de 5 mil serviços.
Cláudia Paixão, coordenadora do Distrito de Saúde da Costa, comentou sobre a reação dos usuários beneficiados pelo programa, e pontuou que, “são pessoas que estão cadastradas na fila desde setembro de 2019 até agosto de 2021. Todas, com as quais pude conversar, demonstraram muita satisfação com a oportunidade que esta importante ação propõe, de solucionar suas pendências na saúde”.
A moradora de Vila de Abrantes, Joseli Almeida, de 54 anos, chegou na UBS logo no início dos trabalhos, buscando atendimento para cirurgia de vesícula. No local, ela foi encaminhada para consulta com um cirurgião geral. Avaliando o atendimento como ótimo, a dona de casa elogiou os trabalhos da equipe da Sesau, dizendo, “está tudo organizado e o pessoal é muito atencioso. Aproveitei que o programa está mais perto de casa e corri para o posto”, e ainda informou que ficou sabendo da ação através de servidores da Central Municipal de Regulação do SUS, onde esteve nesta semana.
Vale destacar, que os pacientes do pré-operatório que compareceram ao local neste primeiro dia de ação, se consultaram com médico cirurgião, e também puderam realizar todos os exames necessários, como os de laboratório, eletrocardiograma, ultrassonografias, ecocardiograma e radiografias. Cirurgia-geral, urologia, cardiologia, angiologia, ortopedia e radiologia, são outras especialidades disponíveis.
As próximas ações acontecem nos dias:
3 de setembro
Local: UBS Arembepe
Público a ser atendido: usuários de Arembepe, Areias e Jauá
17 de setembro
Local: USF Caminho do Mar
Público a ser atendido: usuários de Barra do Jacuípe e residenciais Caminho do Mar
Foto: Tiago Pacheco/PMC