A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SECIN), com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), vai realizar uma série de atividades, com o objetivo educativo, promoção do bem-estar, e de qualificação de trabalho e geração de renda, junto a famílias do entorno da Obra de Macrodrenagem das Poligonais.
A ação, adiada por cerca de dois anos, devido à pandemia, faz parte do Projeto Trabalho Técnico Social (PTTS), vinculado ao contrato da obra, e ofertará cursos profissionalizantes, oficinas de Educação Sanitária e Ambiental, Orçamento Familiar, e de Mobilização e Organização Comunitária. A programação também vai contar com um projeto já desenvolvido pelo SAAE, o “Mulher Mais”, que tem como objetivo a realização de atividades visando o resgate da autoestima da mulher, e, através de rodas de conversa, tratar de temas relativos à violência doméstica, entre outros.
A comunidade será informada, por meio de carro de som, sempre uma semana antes do início das inscrições, que acontecerão na Usina da SECIN, localizada em frente à AABB, e as informações também serão passadas de casa em casa, por meio de visitas dos profissionais que atuam no projeto.
Na quinta-feira (25), os moradores participaram do lançamento do projeto, promovido na própria Usina da SECIN, com participação da secretária da SECIN, Maria das Graças Reis, e da assessora de Integração Comunitária do SAAE, Leila Pires.
O PTTS terá duração até o final do ano de 2022, e a cada mês, terá uma programação diferente. Para setembro, estão previstos Curso de Eletricista, de Curso de Compotas e Oficina de Alongamento.
Macrodrenagem das Poligonais
Em sua fase final, faltando a última etapa, a que compreende a Conselheiro Dantas e o Parque Regente, a chamada Macrodrenagem das Poligonais contempla a Bacia de Santa Terezinha. Trata-se de uma obra ampla e complexa, que passa por diversas partes da cidade: seguindo um curso a partir da Rua Dantas Bião, passa pela Eurico Batista, pegando o sentindo da Avenida Rio Branco; ao atravessar o Terreno dos Carneirinhos, avança pelas ruas F e D no Parque da Jaqueira; nesse ponto, a obra adentra um terreno e sai na Rua da Areia, seguindo pela Avenida Paulo Afonso e Conselheiro Dantas.
O objetivo é acabar com o histórico de alagamentos, trazendo, assim, dignidade aos moradores das regiões, que não mais precisarão temer a perda de seus bens em períodos de chuva.
Foto: PMA