Aprender, começar, recomeçar. Ter uma nova profissão é sempre um reinício de vida – ou início da vida adulta; uma porta aberta de oportunidades. Na abertura da Feira Cidadã na última sexta-feira (02), alunos dos curso de Cabeleireiro, Barbeiro e Redefinição de Cabelos Afros oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) colocaram em prática todo o aprendizado das últimas semanas, ao passo em que embelezavam e aumentavam a autoestima dos interessados em darem um “tapa no visual”.
Lucas Carvalho Sol, Noélia do Espirito Santo e Ivanice Souza são alguns dos aprendizes da profissão que trata cabelos e barba e nunca cai de moda. Morador do Residencial Urupiara, Lucas Sol tem 32 anos e disse que o curso está sendo um grande aprendizado, “não só na parte profissional, como na vida mesmo, pois nos ensina a lidar com as pessoas, a como tratar e ser melhor em tudo o que fizermos e praticarmos”.
Aos 60 anos de idade, a moradora de Narandiba, na zona rural, Noelia Conceição do Espirito Santo disse que “só tenho a agradecer por cada oportunidade que tive, seja aprendendo ou pondo em prática”. De acordo com ela, o curso tem um conteúdo vasto, com material didático e prático satisfatório. “Estou gostando muito. Ela é muito competente e se relaciona muito bem com o grupo. Como o curso de cabeleireiro ainda está em andamento, eu estou bem confortável e dominando bem, na medida do possível”. Ela revelou que está montando um studio, “esse curso é de grande importância para essa nova empreitada. Já tenho outros cursos na área de beleza e esse veio pra me capacitar ainda mais nessa área”.
Aos cursos na área de cabelo do SENAC, se somam a mais 8 outros oferecidos em parceria com a Prefeitura. São eles: Design de Sobrancelha com Henna; Marketing Digital; Culinária para Festa Infantil; Técnicas Básicas de Panificação; Derivados da Mandioca; Cake Design – Aperfeiçoamento; Petit Four e Biscoitos decorados; Excel Básico e Avançado.
Fotos: Roberto Fonseca