Nesta quinta-feira (15), enquanto faziam a inspeção de rotina em alguns equipamentos os bombeiros militares do 2° SGBM, de Cajazeiras, pertencente ao 3° GBM, do Iguatemi, na capital Bahia, se depararam com um veículo que invadia o quartel.
Do automóvel saiu um homem e uma mulher com um bebê de 15 dias nos braços. O casal informou que a recém-nascida teria se engasgado com leite materno. De imediato, um dos militares pegou a bebê nos braços e iniciou a manobra de Heimlinch, a manobra de desengasgo.
Logo após o início do procedimento a recém-nascida começou a movimentar as mãos e pés. Os bombeiros então entraram numa ambulância do Salvar com a mãe e a criança e seguiram para a unidade de saúde para que a pequena pudesse ter um atendimento especializado.
“Ela já estava com a boca roxa quando a pegamos, mas em seguida começou a piscar os olhos e mexer os membros superiores e inferiores, o que para nós foi muito gratificante. Durante todo o percurso até a unidade de saúde ela foi observada por nós”, disse o sargento BM Luzimar Ramos Pacheco.
Quem passava pelo quartel percebeu a tensão dos pais. Diante do portão da unidade, enquanto a criança recebia o atendimento pré-hospitalar, um vendedor ambulante e uma mulher iniciaram uma oração. “Para nós o mais importante naquele momento era salvar a vida daquela bebezinha. Durante todo o atendimento tentávamos conversar com os pais para mantê-los mais tranquilos, pois estavam bastante aflitos. Mas observar a reação dos olhinhos e o movimentos das mãos e pés dela foi muito emocionante ” concluiu o sargento, ainda muito emocionado.