A candidata a deputada federal e empresária, Tatiana Mandelli (Republicanos), participou, ontem (18), da Cavalgada do George, em Lauro de Freitas. O ponto de partida e chegada foi o Haras Santa Bárbara e a cavalgada percorreu cerca de 18 km no município vizinho a Salvador. Sendo eleita, Tatiana Mandelli se compromete a apoiar no Congresso Nacional a regulamentação da cavalgada. As práticas de vaquejada, rodeio e laço, por exemplo, foram regulamentadas em 2019. Em setembro daquele ano, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), sancionou a Lei 13.873/19, aprovada pela Câmara dos Deputados.
Segundo Tatiana Mandelli, “é importante ajudarmos as manifestações culturais originais do campo para resgatar essas tradições. Eu fui criada em cima de um cavalo, num sítio, e atividades como essa são muito importantes para os vínculos sociais. Sendo assim, serei, no Congresso Nacional, uma defensora da regulamentação das cavalgadas”.
Um dos participantes da cavalgada foi o vaqueiro (denominação dos participantes deste tipo de evento) Eliel da Silva. “Esta cavalgada é realizada anualmente. Os cavalos são documentados e todo o evento é realizado com segurança”, pontuou.
Já o organizador da cavalgada, George Rocha, afirmou que o evento ocorre há sete anos. “Infelizmente, estamos perdendo muitas tradições culturais que são a raiz do nosso país. No que tange às cavalgadas, é necessária a regulamentação. Esta é nossa grande luta. Precisamos disso para apoiar a “vaqueirama” (denominação do coletivo de vaqueiros). Pois em muitos casos, eles não têm condições econômicas para a manutenção de um cavalo. E, com a regulamentação, podemos criar associações e conseguir, por exemplo, convênios para ajudá-los, como descontos para rações e medicamentos para os animais”, disse.
Houve também uma grande participação de vaqueiras na cavalgada. Aline de Araújo França, por exemplo, também participa de vaquejadas e tem a função de “puxar o rabo do boi para o vaqueiro derrubar”. Ela participa da Cavalgada do George há 7 anos e afirma que estar com os animais é “maravilhoso”.
Turismo de experiência
Tatiana Mandelli também pontuou a importância de fomento ao “turismo de experiência”, que estabelece uma conexão do visitante com a natureza e com as raízes culturais do Brasil. “São experiências que o turista, muitas vezes, nunca teve, como montar num cavalo, por exemplo”, pontuou.
Ela também deu outros exemplos do turismo de experiência. “Eu estive hoje com os pescadores da Praia de Santo Antônio (Litoral Norte) e imagine para o turista como é a experiência de dormir num barco e comer frutos do mar frescos”, afirmou.
Foto: divulgação