Fundação Garcia D’ávila promove aulas de música gratuitas para crianças e adolescentes de Mata de São João
Foi dada a largada, no Castelo Garcia D’ávila, em Praia do Forte, a “Sinfônica Garcia D’ávila”. Visando estruturar uma banda de música e a formação de uma escola musical, o projeto tem recebido crianças e adolescentes da cidade de Mata de São João para aulas gratuitas.
A iniciativa visa promover o desenvolvimento e a integração social dos participantes, que residem nas comunidades do entorno, por meio do ensino e prática musical coletiva.
A duração das aulas vai até junho de 2023. As crianças e adolescentes passarão por dois módulos até lá. O primeiro tem como foco inserir os alunos na vivência da música, já o segundo será voltado para apresentações, formação e aperfeiçoamento nos instrumentos escolhidos.
Para guiá-los nessa experiência, o renomado maestro Luciano Calazans, que possui em seu currículo trabalhos com Gilberto Gil, Ivete Sangalo e diversos músicos do cenário baiano e brasileiro, se junta aos auxiliares musicais Luciano Afro e Jocimar Moura, músicos que também são referência no mercado.
Embaixo da gameleira sagrada do Castelo Garcia D’ávila, espaço lúdico e empolgante, as crianças participantes têm iniciado o processo de musicalização com aulas todas às quartas e sextas. As turmas foram divididas em turnos matutino e vespertino, em horários opostos às atividades de suas escolas.
Ao final dos módulos, serão realizadas apresentações para a formação dos alunos da Sinfônica Garcia D’ávila. Por fim, os alunos estarão habilitados para ingresso em orquestras sinfônicas e diversas atividades musicais.
*O projeto é uma realização da Fundação Garcia D’ávila com patrocínio do Hiperideal e do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.*
Foto: divulgação