Bombeiros resgatam gavião durante combate a incêndio florestal em Angical

Por volta das 6h30 da manhã desta sexta-feira (7) o grupo de prevenção e combate a incêndio florestal que está atuando na região de Benfica, no município de Angical, Oeste da Bahia, resgatou um gavião. O animal estava na zona rural e foi avistado pelos bombeiros quando seguiam para iniciar mais um dia de combate. Após a captura o animal foi levado para a sede do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em Barreiras, para que pudesse ser avaliado e tratado de forma adequada.

“Estávamos seguindo quando o gavião apareceu num voo rasante e parou em frente a nossa viatura, na estrada e percebemos que ele não estava conseguindo voar. Descemos do carro e realizamos o resgate. Avaliamos rapidamente e percebemos que aparentemente ele não estava ferido nem com as patas queimadas, então resolvemos deixá-lo na sede do Inema para um cuidado mais específico”, explicou a soldado BM Lucinda Souto, responsável pelo resgate da ave.

De acordo com o capitão BM Daniel Santana durante os combates aos incêndios florestais os bombeiros militares seguem atentos não apenas nas chamas, mas na fauna e flora das regiões. “Todos eles têm esse cuidado, que é uma das nossas premissas. Ao mesmo tempo em que debelamos o incêndio verificamos possíveis animais que estejam próximos e precisam de ajuda, assim como orientamos os moradores a como evitar o fogo e o que fazer em caso de princípio de incêndio. Cuidar na natureza também é uma das nossas metas”, destacou o capitão.

Além da base de Barreiras que atuam na região Oeste, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) atua em quatro bases de prevenção e combate a incêndios florestais na Bahia, em Lençóis, que atende a região da Chapada Diamantina, a de Vitória da Conquista que atua na região Sudoeste e na cidade de Juazeiro, atendendo a região Norte da Bahia. Para o combate aos incêndios florestais os bombeiros atuam com equipamentos como facões, foices e pás, além das mochila costais.

Ascom/CBM

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *