Harlen, 15 anos, foi surpreendido ao sair da escola, nesta terça-feira (10), no povoado de Arapiranga em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, quando os bombeiros militares aguardavam o adolescente na saída do colégio. Com viatura e sirenes ligadas, um bombeiro já estava do lado de fora do veículo com uma cobertura na mão, pois o militar deve ficar de cobertura nos ambientes abertos.
O rapaz também ganhou um presente dos militares. Emocionado, Harlen entrou no veículo e aprendeu um pouco sobre as sirenes e teve a surpresa de ser bombeiros por um dia. O carinho entre o adolescente e os militares começou durante o combate ao incêndio florestal em Arapiranga, quando o garoto se preocupava com o bem estar diário dos militares.
“O momento mais marcante ocorreu num dia, quando ao acordarmos as 5 h para poder deslocar para o combate, o encontramos acordado na porta de casa nos aguardando com duas garrafas de água congelada para que a gente pudesse ter no decorrer do combate uma água gelada para beber. Saber que saímos para ajudar e cuidar da sociedade, e encontrar uma criança que se preocupou e cuidou da gente, é algo muito especial”, enfatizou o soldado BM Renato Júnior.
Atualmente o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) na operação de prevenção e combate a incêndios florestais em quatro bases da corporação instaladas nas regiões da Chapada Diamantina (Lençóis), Oeste (Barreiras), Norte (Juazeiro e Sudoeste (Vitória da Conquista). O objetivo é evitar o surgimento de queimadas nas matas e atuar contra sua propagação, integrando as ações do Programa Bahia sem Fogo, que conta também com a participação da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema).
Ascom: CBM
Foto: divulgação