Mais de 50 estudantes do Colégio da Polícia Militar (CPM) – Dendezeiros e do Colégio Helena Matheus, em São Cristóvão, visitaram a sede do MP hoje, dia 17, através do programa “Conhecendo o Ministério Público”. Essa é primeira visita com estudantes do ensino médio de escolas públicas desde que o programa voltou a acontecer, após suspensão por conta da pandemia.
A visita começou pelo Auditório Afonso Garcia Tinôco, onde os estudantes foram recepcionados pela promotora de Justiça Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (CAOCA), Anna Karina Trennepohl. Ela iniciou a apresentação perguntando se os estudantes sabiam qual era o papel do promotor de Justiça e suas atribuições, de forma descontraída. Em seguida, fez uma breve introdução do papel do MP pré e pós Constituição de 1988 e quais foram as mudanças principais nas atribuições das promotorias.
Anna Karina considera que a visita dos estudantes de Ensino Médio serve não só para mostrar as diversas áreas de atuação do MP, mas também, para demonstrar como a Instituição pode auxiliá-los em caso de necessidade. “Muitas vezes os adolescentes não conhecem os canais de atendimento do MP e não sabem como entrar em contato. É bom mostrar que eles podem chegar através do Conselho Tutelar, das Delegacias e, principalmente, através do 127, número de atendimento ao cidadão do MP pelo site”, destacou.
A professora de Direito e Cidadania do Colégio Helena Matheus, Graciane Dourado, acompanhou os alunos na visita. Para ela, é um meio de possibilitar que os alunos conheçam um pouco mais dos órgãos de defesa da democracia, do consumidor e dos direitos da criança e adolescente. “Nas nossas aulas os alunos têm bastante contato com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), então achei que seria significativa essa visita. A expectativa é que os alunos saiam daqui com um conhecimento pra vida. Para buscar apoio do MP, se necessário, e mais esclarecidos a respeitos dos seus direitos e deveres, também”, afirmou.
Os estudantes seguiram até a Sala de Sessões dos Órgãos Colegiados e, em seguida, até o Memorial do MP, onde foram recebidos pela procuradora-geral de Justiça Normal Cavalcanti. A procuradora agradeceu a presença dos estudantes e destacou a importância do direito à educação. “É uma alegria muito grande recebê-los. Eu costumo dizer, em momentos como esse, que a fé, a esperança e o trabalho são o tripé que ajuda na minha caminhada. Todos têm direitos iguais, pela Constituição Brasileira, à educação”, ressaltou.
No Memorial, estão homenageados os Procuradores Gerais de Justiça que já ocuparam o cargo e documentos históricos, como cadernos de anotações, recortes de jornais, fotos de eventos e peças de honrarias. No espaço, há, também, três terminais onde os visitantes podem acessar a versão virtual do memorial. O programa “Conhecendo o Ministério Público” já está com as visitas mensais agendadas até o próximo mês. Podem participar do projeto instituições de ensino fundamental, médio e superior público e privadas. O agendamento é feito pela Assessoria de Cerimonial, através do e-mail cerimonal@mpba.mp.br.
Ascom: MPBA
Foto: divulgação