Mais de três mil pessoas já passaram pelo SAC do Empreendedor, usufruindo de serviços públicos municipais como orientação, formalização, qualificação, regularização, apoio ao empreendedorismo e fomento a linhas de crédito aos futuros e atuais microempreendedores (MEIs). Somente no mês de setembro deste ano, foram 595 atendimentos e 1.293 serviços disponibilizados.
Situado no primeiro andar do Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, o equipamento da Prefeitura, gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), foi criado para fortalecer o ambiente de negócios na capital baiana. No SAC são oferecidas soluções práticas, mentoria, capacitações e uma diversidade de serviços com integração de órgãos, como as secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Ordem Pública (Semop) e Fazenda (Sefaz).
“Desde a criação da unidade do SAC do Empreendedor houve um aumento de 57% dos empreendedores – comparado ao período que que os serviços eram realizados no Simm (Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra) -, que estão em busca de auxílio para desenvolver o seu negócio. Do total de atendimentos, 55% foram de mulheres empreendedoras que procuram os serviços do SAC. Isso mostra que as mulheres estão mais abertas para políticas públicas”, disse a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto.
A baiana de acarajé Solange Costa Silva, de 51 anos, disse que a iniciativa municipal veio para ajudar no desenvolvimento do empreendimento, seja ele pequeno ou de maior porte. “Fiquei sabendo dessa unidade através de duas amigas, que falaram super bem do atendimento. Procurei o serviço para legalizar o meu negócio, fui muito bem recebida e ainda consegui realizar a minha formalização no mercado”.
Empreendedora há mais de 25 anos, Simone Bezerra, de 55 anos, conta que começou ainda na adolescência. “Morava no interior e possuía uma lanchonete lá junto com meu esposo. Sempre tive o sonho de vir para Salvador para abrir um restaurante. Na pandemia consegui um ponto no Barris e abri o estabelecimento”.
Ela conta que soube do SAC do Emprendedor também através de uma amiga. “Estava com alguns problemas no meu MEI, um pouco perdida com a pandemia, soube da unidade e procurei atendimento. Esse serviço ajuda muito, dando segurança ao negócio. É um apoio para nós, pequenos empresários”, disse.
Agilidade – Fruto do programa Empreenda Salvador, o SAC do Empreendedor foi entregue em junho passado, em substituição à estrutura que funcionava no bairro do Comércio. O espaço conta com recepção, sala multiuso, sala de reunião, coordenação, sala de atendimento com 12 estações de trabalho, almoxarifado e copa. Quem for ao local, encontra ainda um ponto de atendimento do CredSalvador, o programa de microcrédito da Prefeitura.
Segundo o artesão Clóvis de Oliveira, de 65 anos, o atendimento ágil da unidade facilita ainda mais na resolução das demandas dos empreendedores. “Já procurei o Sac do Empreendedor duas vezes, para utilizar de alguns serviços. O atendimento aqui é excelente”, disse.
Morador do bairro do Tororó, José Paulo Sena, de 45 anos, também elogia o atendimento prestado pela equipe do equipamento. Ele reforça que a instalação da unidade é um incentivo ao pequeno empreendedor de continuar o seu negócio. “Sou Mei, quando surge qualquer demanda procuro a unidade para ser atendido em alguns dos serviços oferecidos. O SAC do Empreendedor veio para contribuir com o nosso negócio”, disse.
Serviços – Na lista de serviços disponíveis no SAC estão a formalização do empreendedor, alteração ou baixa do CNPJ, impressão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), vencido ou segunda via, opção de débito automático, restituição e emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (Das), orientação, regularização, declaração e parcelamento. O espaço também atende solicitações relacionadas ao Termo de Viabilidade de Localização (TVL), emissão de Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e licenciamento para ambulantes.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e possui capacidade de atendimento de 150 pessoas diariamente, mediante agendamento pelo site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br . A estrutura conta com a parceria do Sebrae-Ba, para realização de cursos de capacitação e orientação.
Secom: PMS
Foto: Taiane Barros