Após a assinatura do termo de adesão à a Rede do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (Rede CAF), o novo sistema para registro que está substituindo, gradativamente, a Declaração de Aptidão Produtiva (DAP), a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), deu início, nesta sexta-feira (04), à capacitação dos técnicos que irão realizar o atendimento, na secretaria, para emissão do novo documento aos agricultores.
Realizada na própria SEMAG, a capacitação, que segue até o dia 21 de novembro, faz parte do cronograma do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento ( MAPA). As aulas ocorrem de forma on-line, com conteúdos voltados para o desenvolvimento das atividades de gerenciamento do CAF, disponibilizados pelo ministério.
De acordo com a SEMAG, a previsão para o início do cadastro dos agricultores pelo município é a segunda quinzena de dezembro deste ano.
O CAF será utilizado pelo poder público como fonte oficial de informações para o acesso dos produtores a ações, programas e políticas públicas voltadas para a geração de renda e o fortalecimento da agricultura familiar. Entre outros benefícios, o sistema possibilita a identificação de todos os membros que compõem as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA), inclusive os menores de idade, superando o limite atual de apenas dois titulares na DAP, permitindo, assim, que se obtenha um retrato mais amplo e real do campo.
Outro destaque é que o CAF valerá como instrumento de verificação da atividade de agricultura familiar para fins de aposentadoria rural.
Secom/PMA
Foto: divulgação