Cirurgião-dentista explica mais sobre esse ramo da odontologia e o seu impacto na autoestima das pessoas
A odontologia estética busca trazer harmonia para os dentes e para a face do paciente. Existem alguns parâmetros técnicos para definir essa harmonia, mas todos os procedimentos são sempre discutidos com o paciente levando em consideração o que seria possível dentro do saudável e das expectativas estéticas dele. Esse ramo é um ótimo aliado de quem está insatisfeito com a aparência do rosto e busca uma forma segura e responsável de fazer mudanças na face.
O coordenador do curso de Odontologia da UNINASSAU Salvador, Eduardo Martinez, explica que a estética é uma aliada importante da odontologia. “Nessa área, a estética não é apenas uma questão de beleza. Ela passa pelo benefício psicossocial do paciente quando devolve para ele a autoestima e a possibilidade de interagir socialmente sem ter vergonha ou sem estar incomodado com alguma questão dentária ou facial. A estética pode devolver qualidade de vida para esse paciente”, diz.
Entre as principais especialidades da odontologia estética estão: a ortodontia, que alinha os dentes; a implantodontia e prótese, que devolvem dentes perdidos; e a dentística, que restaura, dá forma e clareia os dentes. Muito em alta nos dias atuais, existe também a harmonização orofacial, que é capaz de trabalhar o visual externo da face do paciente, apenas com procedimentos feitos pelo cirurgião-dentista.
A elevação da autoestima do paciente, sem dúvidas, é um dos maiores benefícios da odontologia estética, mas ela não é a única. “Algumas vezes, a estética também é utilizada para resolver problemas de função – como uma mordida que precisa ser corrigida para que o paciente fale e se alimente adequadamente. Muitos tratamentos acontecem de forma multidisciplinar, envolvendo várias especialidades da Odontologia, com a estética sempre sendo levada em consideração”, explica Eduardo.
O professor ainda esclarece que, após um tratamento alinhado com a odontologia estética, os pacientes costumam se importar mais com a sua saúde bucal. “Muitos pacientes que não eram motivados com os cuidados com a saúde bucal, após o procedimento estético, se animam para manter os resultados. Passam a visitar o dentista mais regularmente, a escovar melhor os dentes e com mais frequência. Há alguns casos em que o paciente também desperta para o cuidado com a saúde em geral”, conclui.
Ascom: UNINASSAU/Salvador
Foto: reprodução