População demonstra insatisfação por causa de fechamento de retornos na 29 de Março

Nesta terça (29), quem passou pela avenida 29 de Março, em Salvador, se deparou com um movimento de pessoas que estão prejudicadas por causa do fechamento dos retornos da via. A insatisfação é tão grande porque quem trafega, por exemplo, de Águas Claras, sentido Paralela, só consegue fazer o retorno no viaduto do Bairro da Paz. a prefeitura de Salvador disse que dois retornos localizados na Avenida 29 de Março tiveram de ser fechados pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), devido aos constantes atos de vandalismo nos semáforos que controlam os fluxos de veículos. Na ação mais recente, os vândalos furtaram cerca de 300 metros de cabo, danificando completamente os controladores.

Um terceiro retorno está interditado devido um acidente no local que danificou o equipamento semafórico. Na ocasião, criminosos aproveitaram o fato para furtar a fiação desses equipamentos. Com isso, todos esses trechos precisaram ser bloqueados para garantir o ordenamento do fluxo de veículos com segurança viária, evitando, dessa forma, acidentes e preservando vidas.

Opções de tráfego – Em toda extensão, a Avenida 29 de Março tem sete retornos, dos quais três no sentido Via Regional e os demais, no sentido Paralela. Os atos criminosos e o acidente afetaram semáforos de um retorno que leva à Via Regional e dois, à Paralela. Como alternativa, os condutores podem usar os outros retornos que continuam abertos à circulação de veículos.

Vandalismo – Nos dez primeiros meses deste ano, Transalvador gastou mais de R$1,2 milhão somente para recuperar os semáforos danificados por vândalos em toda cidade. Diariamente, a equipe de sinalização é acionada para restabelecer o funcionamento dos equipamentos que tiveram peças roubadas ou danificadas por condutas criminosas.

Somente este ano, cerca de 80 intersecções sinalizadas foram vandalizadas. Além disso, mais de 4 mil metros de cabos de alimentação de energia e 187 unidades dos mais diversos tipos de componentes de semáforos foram furtados.

Secom/Salvador

Foto: Noel Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *