Professor do curso de Gastronomia da UNINASSAU sugere prato diferente para fugir do cardápio convencional da festa
Quando se pensa em ceia de Natal já vem à mente um cardápio composto com pratos como arroz com uva passa, peru ou chester, salada de maionese, farofa e salada de legumes. Porém, esse período de reunir a família e os amigos para confraternizar e celebrar pode ser uma ótima oportunidade de inovar e apresentar um prato diferente para compor esse momento.
O professor do curso de Gastronomia da UNINASSAU Salvador, Éverton Bragança, traz uma nova opção. “A minha sugestão é um Cuscuz Marroquino com camarões, que, além de se diferenciar dos pratos já esperados, é uma opção barata, acessível e prática, que todo mundo pode fazer. Infelizmente, os ingredientes da ceia convencional têm se tornado cada vez mais caros e essa opção pode ser uma ótima escolha para não pesar no bolso”, ressalta.
Confira a receita abaixo, junto com o modo de fazer:
CUSCUZ MARROQUINO COM CAMARÕES
Ingredientes para o camarão:
300g de camarões médios eviscerados, sem casca e sem cabeça;
01 dente de alho espremido;
01 colher de sopa de azeite de oliva;
1/2 colher de sal fino;
1/4 de colher de sal de pimenta do reino branca.
Ingredientes para o cuscuz marroquino:
50ml de vinho branco fino, seco e jovem da cepa Chardonnay;
1/2 xícara de cebola branca picada em cubos pequenos;
01 colher de chá de alho espremido;
01 colher de chá de raspas de limão siciliano picadas;
1/2 xícara de cenoura cortada em cubos pequenos;
1/2 xícara de palmito cortado em cubos pequenos (pupunha e açaí);
1/2 xícara de ervilhas congeladas;
01 colher de sopa de azeitonas pretas sem caroço cortadas em rodelas;
01 colher de sopa de azeitonas verdes sem caroço cortadas em rodelas;
01 colher de sopa de cebolinha verde picada;
01 colher de chá de salsinha picada;
02 colheres de sopa de azeite de oliva;
01 xícara de cuscuz de sêmola;
Sal a gosto.
Modo de fazer:
Passo 1:
Em um recipiente, junte uma colher de sopa de azeite de oliva, um dente de alho espremido, 1/4 de colher de sal de pimenta do reino branca e 1/2 colher de sal fino, misture tudo e acrescente os camarões, misturando até besuntá-los totalmente.
Passo 2:
Em uma tigela, acrescente uma xícara de cuscuz de sêmola, com uma xícara de água filtrada para hidratar, deixe crescer e depois debulhe. Reserve.
Passo 3:
Em uma frigideira grande aqueça o vinho até secar e deixar seu aroma residual. Adicione duas colheres de sopa de azeite de oliva em fogo brando e refogue os ingredientes, acrescentando-os com intervalos de um a dois minutos e sempre misturando, na seguinte ordem: as cebolas, o alho espremido, a cenoura, as ervilhas, o palmito, as azeitonas e o sal. Cozinhe por exatos cinco minutos até os ingredientes ficarem macios. Acrescente os camarões previamente reservados, misturando por um a dois minutos. Em seguida, adicione a sêmola hidratada sempre misturando. Desligue o fogo, acrescente as raspas de limão siciliano, misture e finalize com a cebolinha verde e a salsinha.
Foto: divulgação