Para garantir que soteropolitanos e turistas possam curtir a chegada do novo ano na paz, com harmonia e sem incidentes, a Guarda Civil Municipal (GCM) traz uma série de recomendações para uma virada de ano segura. Equipes da GCM estão espalhadas por toda Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, com intuito de assegurar tranquilidade durante as mais de 100 horas de apresentações musicais do Festival Virada Salvador, que acontece até o próximo domingo (1º).
“É importante estar atento às recomendações de segurança, para evitar desde incidentes até a perda de documentos. O público deve seguir as orientações e ir ao evento com o intuito de se divertir. E, acima de tudo, respeitar o próximo”, frisou o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM, Maurício Lima.
Confira as dicas de prevenção da GCM para os dias de festa na Arena Daniela Mercury:
– Leve um documento original com foto (ou cópia autenticada) e sua carteira do plano de saúde ou cartão SUS, caso possua;
– Leve dinheiro trocado, para suprir as necessidades do dia ou apenas um cartão;
Evite levar objetos de grande valor;
– Evite consumo de bebidas alcoólicas em excesso, bem como consumo de alimentos consumidos em espeto de madeira;
– Evite levar objetos com potencial para ser utilizados como armas, a exemplo de pau de selfie ou qualquer objeto perfurocortante;
– Marque pontos de encontro, caso haja separação do grupo;
– Anote um telefone de contato junto aos documentos;
– Cuidado com crianças: fique atento para não perdê-las de vista;
– Identifique-as com as pulseirinhas distribuídas pela Guarda;
– Oriente as crianças a procurarem um Guarda Civil, caso se percam;
– Denuncie o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescente, procure um agente os disque 100.
– Evite brigas e confusões. E em caso de tumultos, afaste-se com cautela.
Mais segurança – A Guarda Municipal disponibiliza um efetivo diário de 550 agentes. Equipes do órgão atuam em patrulhamento preventivo e no apoio ao monitoramento da festa, através de câmeras instaladas no local dos festejos. A GCM presta ainda apoio às operações de trânsito, no ordenamento público, embarque e desembarque de passageiros dos ônibus, além de realizar abordagem, logo na entrada do evento, com a distribuição de pulseiras de identificação para crianças. A instituição ainda conta com uma base de apoio para catalogação e devolução de documentos perdidos durante o festival.
A segurança do Festival Virada Salvador 2023 conta também com a atuação de equipes da Polícia Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. Assim como ocorreu na edição anterior, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) instalou um sistema de reconhecimento facial e portais de abordagens. Nas entradas, a população passa por portais de abordagem, operados por guarnições da PM, para revistas de rotina.
Secom/Salvador
Foto: Noel Tavares