São 72 veículos utilizados pelo sistema. Os usuários que se deslocaram via o modal aprovaram a iniciativa que já havia sido realizada nos anos de 2019 e 2020. É o caso de Roberto Gomes dos Santos, 58 anos, que disse já curtir o Carnaval de Salvador há pelo menos três décadas.
Ele elogiou a quantidade de veículos à disposição. “Tem muitos ônibus. Dá até para escolher. Estou achando ótimo. Não é o primeiro ano que estou pegando essa linha gratuita. Estou acostumado já. Hoje é o terceiro dia que estou indo (para o circuito)”, disse.
Até quem não vai atrás do trio está aproveitando. Adailson Mesquita Silva, 40 anos, utilizou a linha especial não para curtir, mas para trabalhar. “Essas linhas gratuitas estão muito boas e estão dando um apoio legal. Está ótimo. Estou indo todos os dias, mas é para trabalhar como pedreiro em um condomínio da Barra”, explicou.
Recorde – O tempo de deslocamento entre a Lapa e a Barra é considerado recorde pela Secretaria de Mobilidade (Semob), se comparado a anos anteriores, desde que a operação foi instituída. Antes, o menor tempo alcançado para uma sexta-feira de Carnaval havia sido de 11 minutos, em 2020.
De acordo com Fabrizzio Müller, secretário de Mobilidade, medidas estratégicas contribuíram para a melhoria da mobilidade. “Foi significativo para o fluxo, tanto a implantação de uma linha segregada para ônibus entre a Arena Fonte Nova e a Estação da Lapa, quanto o rígido controle dos fluxos em cruzamentos e semáforos, por nossas equipes, desde o Dique do Tororó até a Av. Centenário”, avaliou.
Secom/Salvador
Foto: Noel Tavares