Linha gratuita de ônibus Lapa-Calabar já levou 292 mil foliões ao Circuito Barra-Ondina

Se pegar um busu saindo da Estação da Lapa para chegar ao Circuito Dodô, na Barra, em um tempo médio de 9 minutos e 30 segundos é bom. Utilizar essa mesma linha sem pagar tarifa é melhor ainda. A disponibilidade de coletivos que fazem a linha Lapa-Calabar é uma das estratégias da Prefeitura para ampliar a mobilidade dos foliões durante o Carnaval deste ano. Entre quinta-feira (16) e domingo (19), 292.139 passageiros utilizaram o transporte gratuito.

São 72 veículos utilizados pelo sistema. Os usuários que se deslocaram via o modal aprovaram a iniciativa que já havia sido realizada nos anos de 2019 e 2020. É o caso de Roberto Gomes dos Santos, 58 anos, que disse já curtir o Carnaval de Salvador há pelo menos três décadas.

Ele elogiou a quantidade de veículos à disposição. “Tem muitos ônibus. Dá até para escolher. Estou achando ótimo. Não é o primeiro ano que estou pegando essa linha gratuita. Estou acostumado já. Hoje é o terceiro dia que estou indo (para o circuito)”, disse.

Até quem não vai atrás do trio está aproveitando. Adailson Mesquita Silva, 40 anos, utilizou a linha especial não para curtir, mas para trabalhar. “Essas linhas gratuitas estão muito boas e estão dando um apoio legal. Está ótimo. Estou indo todos os dias, mas é para trabalhar como pedreiro em um condomínio da Barra”, explicou.

Recorde – O tempo de deslocamento entre a Lapa e a Barra é considerado recorde pela Secretaria de Mobilidade (Semob), se comparado a anos anteriores, desde que a operação foi instituída. Antes, o menor tempo alcançado para uma sexta-feira de Carnaval havia sido de 11 minutos, em 2020.

De acordo com Fabrizzio Müller, secretário de Mobilidade, medidas estratégicas contribuíram para a melhoria da mobilidade. “Foi significativo para o fluxo, tanto a implantação de uma linha segregada para ônibus entre a Arena Fonte Nova e a Estação da Lapa, quanto o rígido controle dos fluxos em cruzamentos e semáforos, por nossas equipes, desde o Dique do Tororó até a Av. Centenário”, avaliou.

Secom/Salvador

Foto: Noel Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *