Órgão atuou antes e durante a folia na vistoria e fiscalização de trios, além das blitzes
Nenhum acidente de trânsito grave relacionado ao uso de bebidas alcoólicas. Trios vistoriados e fiscalizados sem intercorrências. Ausência de flagrantes de motoristas consumindo álcool.
Após dois anos sem a realização do carnaval, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) apresentou um balanço positivo das ações durante o período momesco.
A campanha “Folião contente é folião consciente”, foi levada pelo órgão para a avenida em 2023. Junto a outras ações de conscientização desenvolvidas ao longo do ano, já começam a surgir menores índices de ocorrências. Durante a festa foram fiscalizados 389 trios, sendo que, desse total, apenas um apresentou problemas na documentação. No trânsito, foram realizadas blitzes em diversos pontos da cidade, ao longo dos seis dias, com 2602 pessoas abordadas, mais de 1800 testes de bafômetro e nenhum teste positivo.
Porém, um número alto de condutores se recusou a soprar o etilômetro. Ao todo, 285 pessoas assumiram as penalidades administrativas em função da recusa. Ainda sobre as blitzes, 1787 veículos foram abordados, 767 autuados e 345 removidos (carros e motos).
Os veículos removidos na folia podem ser retirados nesta quarta (22), em um dos pátios do órgão, entre às 9h e 17h.
Para a liberação é necessário estar com pagamento atualizado do licenciamento integrado (composto por IPVA e multas, se houver), a taxa de reboque e a diária do pátio. Também o responsável deve apresentar a CNH válida do condutor e documentos que comprovem propriedade do veículo.
Para o diretor-geral do departamento, Rodrigo Pimentel, o balanço é muito positivo. “Quero parabenizar esse trabalho conjunto envolvendo os órgãos de Segurança Pública e a coordenação do carnaval. Agradecer aos nossos servidores que atuaram antes, durante e depois da folia. O Governo do Estado trabalhou para promover a maior festa popular do mundo e o resultado é muito bom, comprovado através dos números”, enfatizou.
Segundo Pimentel, apesar de ainda estarmos na quarta-feira de cinzas, o trabalho para o ano que vem já começa a ser elaborado, a partir de agora “aproveitar tudo o que deu certo e corrigir as intercorrências”, finalizou.
O Detran-BA integrou o CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) formado por mais de 40 órgãos que trabalharam de forma integrada com tecnologia de ponta para agilizar respostas às demandas do Carnaval.
Ações educativas e de conscientização também foram realizadas por agentes do departamento nos seis dias de festa.
Ascom/Detran
Foto: Itailuan dos Anjos / ASCOM Detran-BA