Unidade passa a receber descarte de produtos Tramontina usados e suas embalagens, eletroeletrônicos, pilhas e baterias. Projeto de logística reserva faz parte do programa Tramontina Transforma
A Tramontina Store soteropolitana, localizada no piso L1 do Salvador Shopping, agora conta com local destinado ao recebimento de produtos Tramontina após o uso e suas embalagens, eletroeletrônicos, pilhas e baterias. Ao todo, são 19 pontos de coleta distribuídos nos estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul – 17 deles nas T stores da Tramontina e dois nas T factory de Carlos Barbosa e Farroupilha (ambas no RS). E ainda em 2023 esse número deve aumentar com a abertura de quatro novas lojas da Tramontina, que já vão iniciar o atendimento ao público com este espaço.
Desde o começo da iniciativa, foram coletados e destinados à reciclagem 69,3 Kg de panelas, formas e frigideiras sem uso e 551 Kg de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, pilhas e baterias. “Com isso, a Tramontina contribui com o meio ambiente e fomenta a circularidade dos materiais, dando um novo sentido àqueles produtos que seriam descartados”, salienta Lizandra Marin, gerente do Núcleo de Sustentabilidade da Tramontina.
Confira onde estão localizados todos os pontos de descarte em lojas oficiais da Tramontina
O compromisso ambiental de uma empresa passa pelo olhar sistêmico e ações integradas, que vão desde a escolha de fornecedores e métodos produtivos até a responsabilidade com o descarte correto de tudo aquilo que já não está mais em uso por consumidores. A Tramontina, que iniciou através de parcerias o trabalho de recebimento e destinação de produtos usados há dois anos, agora assume o compromisso de expandir ainda mais as ações de logística reversa.
O incremento de novos pontos de coleta é mais um passo da Tramontina em projetos de logística reversa a fim de facilitar a destinação ambientalmente correta dos materiais, fazendo com que os mesmos retornem para a cadeia produtiva. A partir do descarte dos consumidores, os produtos e embalagens serão transformados em matéria-prima reciclada, contribuindo com a sustentabilidade a partir da economia circular.
A operacionalização deste programa é realizada pela GM&C, empresa especializada em gestão de resíduos e logística reversa contratada pela marca. A Tramontina integra, desde 2019, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, que conta com quase 4 mil pontos de recebimento desse tipo de produto pelo país.
A marca mantém, ainda, parceria com a Eureciclo, certificadora brasileira de logística reversa de resíduos sólidos que realiza a compensação de embalagens que circulam no mercado interno, garantindo a reciclagem de massa equivalente desses resíduos que vão para as casas dos consumidores e auxiliando na sustentabilidade financeira do setor de cooperativas de reciclagem por meio de recursos adicionais para operadores de coleta e triagem. Por fim, a Tramontina também trabalha com a logística reversa de pneus, seja através da sua rede de assistências técnicas ou junto a UTEP (Usina de Tratamento Ecológico de Pneus), empresa responsável por operacionalizar o retorno desses materiais, garantindo assim a compensação ambiental.
Esta e outras ações fazem parte do Tramontina Transforma, projeto de sustentabilidade da marca, que reúne também iniciativas de gestão ambiental para transformar processos produtivos e minimizar impacto ambiental no ciclo de vida de seus produtos e embalagens. O trabalho vai além do cumprimento das legislações e normas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável a partir do investimento em tecnologias limpas, redução de geração de resíduos, efluentes e emissões atmosféricas, entre outras práticas.
Ascom: FTcom
Foto: divulgação