Um grupo de 10 startups baianas participou ativamente do Bossa Summit 2023, realizado em 23 e 24 de março, em São Paulo. As empresas integram o Programa Startup Nordeste, do Sebrae Bahia, e, deste total, sete estiveram no evento como expositores.
Maria de Fátima Ferreira, analista de Negócios Inovadores do Sebrae Bahia destaca os resultados para os participantes, que conseguiram fazer boas conexões e contatos com investidores. Segundo ela, o grupo descreveu que a missão foi muito positiva.
Para participar do encontro nacional, o Sebrae Bahia subsidiou 50% dos custos com passagens, hospedagem e translados e o Startup Nordeste se encarregou de assumir as despesas com os stands dos expositores. Fátima revela que há previsão da realização de nova missão para o Neon, evento do Startup Nordeste que vai acontecer nos dias 1º e 2 de junho, em São Luís, no Maranhão. Serão abertas 30 vagas, para startups da Bahia, com 50% das despesas subsidiadas com direito a stand gratuito para os que forem expor seus negócios.
Jessika Franco de Oliveira é uma das empreendedoras da Bahia que foram ao Bossa Summit por meio do Sebrae Bahia. Ela é fundadora da Conexão Azul – central de experiência do cliente, omnichannel, que são multicanais com automação de vendas e marketing. A startup começou a comercializar o produto no final de 2021 e atualmente tem 14 clientes e em torno de 50 usuários.
“Nós ajudamos as empresas a crescerem através da automação dos processos repetitivos. Isso garante que os nossos clientes tenham mais tempo para focarem em atividades mais criativas em conjunto com nossa inteligência artificial dando insights de textos persuasivos para a tomada de decisão dos potenciais clientes”, define. De acordo com Jessika, a central conecta-se a várias redes sociais (Instagram, LinkedIn, Facebook) para que o vendedor possa dar o primeiro atendimento ao cliente sobre aquela solicitação de venda.
A Conexão Azul foi uma das expositoras no Bossa Summit com demonstrações ao vivo e explicações práticas sobre as funcionalidades da plataforma. Jessika conta que o Bossa viabilizou o acesso a novos contatos e que está em vias de fechar negócios. “Dialogamos com representantes da Ouro Preto Investimentos, que se interessaram em investir na solução”, revela.
Atualmente, a empresária está em processo de aceleração no Programa Venture (online), do Sebrae Bahia, pelo menos duas vezes por semana, quando alinha as metas, com o objetivo de melhorar as estratégias de venda. “A experiência com o Sebrae é maravilhosa, porque a gente consegue ter um direcionamento, ter mais segurança para executar nossas tarefas. Também conseguimos ter uma perspectiva de futuro mais clara. Estamos cercados dos melhores profissionais nos dando apoio e assistência”, diz Jessika. Seu próximo passo, garante, é realizar vendas online em massa.
Formado em Ciências Contábeis, Abcely Gonzaga Lima, 37 anos, também viajou para o Bossa Summit 2023. Ele já participou de duas acelerações no Sebrae Bahia (Rede + e Startup Nordeste) e é um dos sócios da Simples Varejo, que nasceu em 2016 e cuja comercialização teve início em 2018. A plataforma auxilia pequenas e médias empresas a organizarem seus processos de gestão fiscal, financeira, contábil e também ajuda o usuário a conhecer os gostos e costumes de seus clientes. Por exemplo, o dono de um mercadinho identifica quais produtos seu cliente compra, quais suas marcas prediletas e em qual horário costuma realizar suas compras. “Ajudamos o empresário a conhecer melhor qual o público que ele atende”, explica.
“Nossa participação no Bossa Summit foi perfeita. Lá fizemos conexões que talvez em 10 anos não conseguiríamos estabelecer. Não com aquele volume de gente e num curto período”, avalia. No evento, Abcely lembra que na ocasião conquistou não apenas novos clientes, mas também se aproximou de investidores (FGV Ventures e FJ Ventures). “Construímos parcerias na área financeira, na área de certificação, tecnologia, fintech, digital e tecnologia”.
A Simples Varejo, conforme seu fundador, tem forte presença em Salvador e RMS, atua em mais de 60 municípios baianos e está presente em cinco estados brasileiros. Atualmente está em curso a criação da estrutura para franquiar a marca. “Nossa empresa é muito grata a todo apoio dado pelo Sebrae. O que o Sebrae vem fazendo com incentivos, viagens, acelerações, mentorias, a preocupação de levar a gente pra outros estados através de missões, não temos como mensurar o valor disso. A gente muda de patamar com esses benefícios”, reconhece Abcely, que foi da primeira turma do Scaleup do Sebrae, “o nível dos professores é altíssimo, faz muita diferença”.
Abas
Marcos Paulo de Sá Barreto é empreendedor há mais de 15 anos, vice-presidente da Abas (Associação Baiana de Startups) e dono da Eyby, plataforma de vendas por afiliado para o mercado de moda e beleza. O serviço conecta marcas com seus afiliados, com o objetivo de vender os produtos. Ele esteve no Bossa Summit 2023 e afirma: “O fato de estarmos no Nordeste nos deixa fora do eixo tradicional de investimentos. Muitas startups promissoras do Nordeste não são vistas pelas venture capital. O Bossa Summit, que é um evento exclusivo para investimentos, é uma oportunidade de a gente se mostrar”, frisa, ao destacar que foi uma oportunidade de mostrar que existem startups nordestinas maduras, com soluções inovadoras e criativas.
“Ainda que num primeiro momento não surja uma oportunidade real de negócio, o empresário tem a chance de se conecta com um potencial investidor, com outras startups e ganha visibilidade”, diz.
Segundo ele, as startups baianas que foram ao Bossa são promissoras e têm um grande potencial de crescimento. “Hoje vivemos uma época simples para quem quer empreender e isso é graças ao apoio que o Sebrae oferece a empresas, sobretudo as de base tecnológica. É fundamental para essas startups o trabalho do Sebrae.”
Ascom/Sebrae
Foto: Felipe Fontes