Em audiência realizada na tarde de ontem (25), com a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) solicitou a implementação de Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) nos municípios de Catu e Ribeira do Pombal e Núcleos de Atendimento à Mulher (Neams) em Inhambupe, Itapicuru, Governador Mangabeira, Sátiro Dias, Mata de São João, Castro Alves, Pedrão, Aramari, Itanagra, Esplanada, Entre Rios, Jandaíra, Cabaceiras do Paraguaçu, Acajutiba, Jeremoabo, Aporá, Cícero Dantas e Araçás.
Integrante das comissões dos Direitos da Mulher e de Segurança Pública e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o encontro marca o compromisso do mandato de Fiscina no combate à violência doméstica, causa que a parlamentar milita há mais de 13 anos.
“Na reunião com a delegada, nós discutimos que enquanto não houver a implementação dessas unidades, uma solução é criar a Sala Lilás nas delegacias comuns já existentes, que é um espaço com estrutura adequada para a recepção de mulheres em situação de violência doméstica, que sirva para atender as cidades circunvizinhas. Precisamos correr contra o tempo porque, infelizmente, a violência contra a mulher continua e precisamos oferecer um atendimento humanizado para elas e de forma regionalizada, formando uma rede de apoio, de modo a atingir o máximo de municípios possível. A intenção é levar essas demandas para o governador o quanto antes”, informou Fiscina.
Vale destacar que municípios com menos de 50 mil habitantes não podem ter Deams, por isso a deputada vem reivindicando a implantação dos Neams, para dar mais estrutura e suporte às mulheres que vivem nesses locais.
Na reunião, a deputada também solicitou a construção de uma nova delegacia e o aumento do efetivo policial civil no município de Itapicuru, visto que a atual estrutura foi construída em 1980 e hoje requer uma nova unidade, mais moderna e com melhor infraestrutura.
Ascom/deputada
Foto: Aluísio Neto (Ascom/Deputada)