O Hospital Municipal de Salvador (HMS) já passa a contar com um contêiner com serviços de tomografia na área externa da unidade, em Boca da Mata. A ação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) visa reduzir o tempo de espera para realizar este tipo de exame na capital baiana.
Com capacidade de 50 atendimentos semanais, o equipamento é um ponto de apoio para encaminhamento de pacientes que estão nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e também aqueles que são de perfil eletivo, ou seja, já possuem marcação na rede para realizar o serviço. O container tem funcionamento 24h para internados em leitos da rede municipal e, para os agendados pela regulação, o funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 17h, exceto feriados.
A vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos, ressalta que a medida garante o acesso da população à atenção especializada do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nosso intuito é zerar a demanda reprimida com a ampliação do acesso aos serviços especializados na nossa rede própria, bem como dar vazão aos atendimentos das UPAs. O investimento que estamos fazendo contribui significativamente para o cuidado preventivo com a saúde, assegurando que a população obtenha com celeridade seu diagnóstico e prossiga com o tratamento adequado”, disse.
Diagnóstico – O exame de tomografia produz imagens de alta resolução de diversas partes do corpo humano e ajuda a identificar diversas doenças como acidentes vasculares cerebrais (AVC), aneurismas, embolia pulmonar, pneumonia, edema cerebral, derrame pleural, entre outras. Além disso, graças ao seu nível de detalhamento, o exame também identifica pequenos nódulos que, posteriormente, poderiam se tornar tumores. As chances diminuem significativamente quando identificados precocemente e tratados.
Secom/PMS
Foto: divulgação/PMS