O velho ditado lembra que as crianças são o futuro de uma nação e para perpetuar o nome de uma grande estrela da música brasileira, um simples morador da cidade de Alagoinhas inovou e abraçou uma causa que é homenagear o músico Valneijós. Para isso, uma ideia deslumbrante. Duda do Churros foi em busca de parcerias e colocou um mini trio para tocar na cidade no último fim de semana. E acompanhando tudo, mais de 100 crianças, todas padronizadas. Elas deram o tom da festa, acompanhadas pelos seus respectivos responsáveis.
A festa aconteceu da avenida Juraci Magalhães até a rua Carlos Gomes, retornando ao local onde Valneijós guardava o seu Trio Elétrico. Todo o esforço, de acordo com o vendendor de Churros, é para carimbar o nome do artista em uma das vias mais importantes da cidade. “Valneijós nasceu em Aramari, mas foi adotado por Alagoinhas e nós não podemos deixar esse nome morrer no esquecimento”, reflete Duda.
O comerciante disse ainda que um documento já está circulando na cidade e conta o apoio de muita gente de diversos setores da sociedade. “Políticos, empresários, comerciantes e principalmente o povo de Alagoinhas abraçou essa ideia e a gente vai conseguir homenagear o nosso artista, batizando uma das ruas do nosso município com o nome de Valneijós. O projeto vai ser levado para a Câmara Municipal, através do vereador Anderson Baqueiro-UB”, encerra Duda do Churros.
A cada dia a cidade de Alagoinhas, localizada a cerca de 125 Km de Salvador, ganha mais espaço ainda na história da Bahia e desta vez, através de uma justa homenagem a uma pessoa que elevou o nome do estado para o Brasil e para boa parte do mundo. Valnei Afonso de Lima Valverde, deu os seus excelentes passos na música, através da Banda e do Trio Elétrico Valneijós. Desta forma, o artista expandiu e levou o nome de Alagoinhas e região para diversos locais. Vaneijós, faleceu em 29 de dezembro 2000, há quase 23 anos.
Foto: divulgação/Duda do Churros