Após 13 anos fora do top três das cidades que sediam eventos internacionais, a capital baiana voltou ao cenário de destaque entre os municípios brasileiros. Salvador ocupou a 6ª posição em 2017, o 5º lugar em 2018 e 2019 e, neste primeiro apontamento após a pandemia do coronavírus, se consolida entre as três primeiras colocadas no ranking.
De acordo com o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, o resultado é fruto das políticas implantadas pela gestão municipal para fortalecer a capital baiana no turismo de eventos.
“É um grande motivo para o turismo de Salvador comemorar, desta vez, no setor de negócios. Mostra que a Prefeitura foi muito assertiva nos investimentos para essa área, principalmente no Centro de Convenções de Salvador, que hoje é um dos melhores equipamentos de todo o Brasil. Com isso, estamos conseguindo atrair cada vez mais eventos nacionais e internacionais. A cidade está sendo desejada e olhada de forma muito especial por todos e isso está se refletindo nesses importantes números de eventos internacionais”, afirmou.
O Brasil está na 25ª posição no ranking mundial, depois de ter chegado a ser o sétimo país mais procurado para sediar eventos internacionais. No contexto do continente americano, ocupa hoje a quarta posição, com 110 eventos, atrás dos Estados Unidos, Canadá e México.
Secom: PMS
Foto: Noel Tavares