O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi tema de uma live realizada no canal do YouTube da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), CARBahiaOficial, nesta segunda-feira (12). Objetivo foi passar orientações e esclarecer dúvidas sobre o programa, tendo como público-alvo representantes de associações e cooperativas da agricultura familiar.
A atividade contou com a participação do diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Silvio Porto, além de dirigentes dos órgãos executores e parceiros do programa: Governo da Bahia, por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Conselho de Segurança Alimentar do Estado da Bahia (Consea-BA).
O diretor-presidente da CAR/SDR, Jeandro Ribeiro, destacou que, atualmente, dos 417 municípios da Bahia, 350 possuem até 40 mil habitantes, com uma economia predominantemente agropecuária. “O desenvolvimento econômico do estado passa pela valorização da agricultura familiar, pela reforma agrária, povos e comunidades tradicionais. Quando o PAA chega, temos a oportunidade de ampliar o volume de operações e fortalecer ainda mais a nossa rede de agricultores. Estamos estabelecendo novos acordos e construindo coletivamente um futuro repleto de oportunidades para o campo e para o desenvolvimento econômico da Bahia”.
Para o coordenador Geral do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Tytta Ferreira, “é importante unir forças para defender uma política pública que envolva os Governos Federal e Estadual, para compor uma ação firme e forte, que inclua sociedade civil e os conselhos”.
A presidenta do Conselho Estadual de Segurança Alimentar da Bahia (CONSEA-BA), Débora Rodrigues, afirmou que o PAA é um dos principais programas da política nacional de segurança alimentar e nutricional. “É estruturante, traz a questão da produção de alimentos de qualidade e permite que esse alimento chegue aos que mais precisam e, junto com ele, traz assistência técnica, o modelo de desenvolvimento agroecológico e de tantas políticas que defendemos”.
O diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto, informou que associações e cooperativas da agricultura familiar têm até o dia 30 de junho para se inscrever na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS).
Os agricultores interessados em participar do programa devem possuir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP jurídica ou familiar) ou o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF jurídica ou familiar), além de estarem registrados no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais da Conab. As propostas devem ser enviadas por meio do sistema PAANet, cujo acesso pode ser feito através do link: https://www.conab.gov.br/agricultura-familiar/paanet.
A live permanece disponível para acesso.
Secom: GovBa
Foto: Noel Tavares